#Hashtag não é enfeite, é estratégia! Descubra como aplicar a ferramenta no Marketing de Conteúdo

Você já teve a curiosidade de clicar em uma hashtag do Instagram? Já pesquisou algum conteúdo por meio do “jogo da velha”? Não? Que tal experimentar para ver o que acontece?

Talvez você não saiba, mas as hashtags são a principais aliadas no alcance orgânico nas publicações. Pois é! Elas não são “enfeites” meramente complementares para deixar sua legenda mais ‘cool’. Elas tem um propósito bem específico e, se usadas corretamente, podem fazer toda a diferença na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Mas o que são as #hashtags?

Schitts Creek Comedy GIF by CBC

As hashtags, representadas pelo símbolo “#”, tem como função identificar, agrupar e segmentar publicações dentro de um mesmo tema, por meio de palavras-chave. Elas funcionam gerando hiperlinks que te direcionam para um aglomerado de conteúdos inseridos dentro de um mesmo assunto.

Em suma, elas são, literalmente, uma etiqueta que irá identificar a sua publicação dentro de um nicho específico, e funcionam como um meio de encaixar os seus conteúdos dentro dos temas relacionados.

Por exemplo, digamos que você tenha um pacote de cubos brancos que precisam ser separadas em 3 caixas, divididos por cor: azul, amarelo e vermelho. Se os seus cubos são todos brancos, eles não poderão se encaixar em nenhum dos compartimentos, e, consequentemente, não irão chegar até quem está procurando pelas peças coloridas. É então que entra o papel das hashtags: elas irão ‘pintar’ os cubos e organizá-los em compartimentos segmentados e bem direcionados.

Group of hashtag icon on blue background Premium Photo

Se o seu cubo branco tem o que é preciso para se tornar azul, dê a pintura certa para que ele chegue a quem interessa!

Por que as hashtags são tão importantes para o Marketing de Conteúdo?

Na estratégia de marketing de conteúdo digital, as hashtags são uma forma eficiente e gratuita de potencializar o alcance das suas publicações. Além de serem uma ferramenta importante de catalogação, elas fazem toda a diferença na distribuição e captação de audiência — isso porque elas constroem um meio inteligente para que pessoas que ainda não te seguem encontrem seus posts.

O algoritmo dos sites, navegadores e redes sociais também entendem as hashtags como um guia para direcionar e recomendar conteúdos personalizados baseado no que você consome, assim, tanto o seu conteúdo receberá mais visibilidade nas pesquisas, como terá mais chance de ser encaminhado a quem interessa.

Red Carpet Hashtag GIF by E!

5 benefícios do uso das hashtags nas publicações das redes sociais:

  • Atrai seguidores;
  • Ajuda na divulgação do conteúdo;
  • Amplia a visibilidade dos posts;
  • Conquista público-alvo e possíveis clientes;
  • Facilita pesquisas;

Mas cuidado! De nada adianta usar “#minha #marca #é #tudo #que #você #precisa” ou escolher 50 termos aleatórios para “encher linguiça” na sua legenda.

Atirar de olhos vendados para todos os lados não vai te ajudar em nada a acertar o alvo.

Como usar as hashtags de forma estratégica e eficiente?

hashtags

Já ficou claro que usar as hashtags nas redes sociais é uma forma inteligente, prática e barata de alavancar a sua marca, atrair público e gerar mais alcance e engajamento. Mas isso não pode ser feito de qualquer forma ou aleatoriamente. Por isso, aqui vão algumas dicas de como usar a “#” no seu conteúdo:

#Não #escreva #o #seu #texto #inteiro #com #hashtags

Além de poluir a visualização, nosso cérebro automaticamente irá ler fazendo pausas, como se tivéssemos usado pontos entre as palavras. Dessa forma, não só a estética, como a legibilidade são prejudicadas. Sem falar no fato de que você acabará tagueando preposições, conjunções e artigos — que direcionam a lugar nenhum e só vão desperdiçar caracteres.

Não exagere na quantidade!

O máximo de hashtags permitidas no Instagram são 30, mas você não precisa ir até o limite para ser bem sucedido. Pelo contrário, usar hashtags demais torna o seu conteúdo poluído e bagunçado, e pode afetar inclusive a sua credibilidade. Portanto, escolha palavras ‘certeiras’ que definam de forma objetiva o assunto abordado e opte por usar, em média, até 10 tags por post.

Evite hashtags longas

Lembre-se que as hashtags são palavras-chave que funcionarão como etiquetas para o seu conteúdo, então quanto mais sucinto e objetivo, melhor. Além do que, as pessoas tendem a pesquisar por termos únicos, então isso facilitará tanto para você, quanto para o seu público. Claro que nem sempre é possível usar uma só palavra, como em caso de expressões compostas como #MarketingDigital ou #RedesSociais. Nesses casos, é importante lembrar de separar cada palavra com letra maiúscula para facilitar a compreensão.

Faça escolhas coerentes

De nada adianta pesquisar as hashtags mais usadas se elas nada têm a ver com o seu conteúdo. Além de não fazer nenhum sentido, não terá o resultado desejado. Portanto, escolha termos relacionados com o seu post. Assim, quando seu público alvo pesquisar pelo assunto, poderá te encontrar mais facilmente. 

Exemplo: Se o seu post for um conteúdo de dicas de decoração para cozinha, você pode utilizar #dicas #decoração #cozinha #casa #ideias… E assim por diante.

Pesquise e observe! 

Uma ótima dica de como escolher as hashtags para o seu post é pesquisando na própria rede social. Além de ter um insight sobre o desempenho de cada uma, você também poderá encontrar outros termos relacionados que as pessoas também estão usando e poderão ser aplicados na sua estratégia. Analisar o que a concorrência está usando também é uma boa forma de elaborar uma estratégia eficaz.

Crie a sua própria hashtag

Além de personalizar o seu conteúdo, você cria autoridade sobre o seus posts e fará sua #Marca ser lembrada mais facilmente. Use a criatividade para criar sua própria etiqueta e certifique-se que ela esteja presente em todas as publicações!

Social Twitter GIF

Viu só? Hashtag não é só um enfeite, é estratégia! E agora que você aprendeu sobre o poder desse simples “jogo da velha”, que tal colocar essas dicas em prática na sua estratégia de marketing digital? Entre em contato com a Atena Marketing e saiba como!

Sobre o autor: Endy Mahara

Endy é estudante de jornalismo na UFRN e uma incrível criadora de conteúdo na nossa equipe Atena. Seu feed do Instagram coleciona fotos lindas e bem pensadas, demonstrando sua criatividade e cuidado com a estética. Além disso, ela também produz para um blog pessoal e é apaixonada por músicas, viagens e boas histórias.

Deixe um comentário

mais lidos