Como começar no Marketing Digital

O Marketing Digital, além de ser uma área lucrativa, também pode te oferecer maior visibilidade para determinada plataforma ou para o seu negócio, de uma maneira geral. Então, se você não quer levar gato por lebre, é importante ter jogo de cintura e todas as artimanhas em mãos para dar o primeiro passo.

Não se engane! As estratégias que serão aqui mencionadas servem tanto para quem está começando quanto para quem já está no ramo. Então, leia tudo atentamente e saia de mente aberta para um mundo recheado de novas possibilidades.

Antes de mais nada, o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é o meio pelo qual uma empresa, serviço ou marca podem estabelecer uma melhor relação com os clientes. As suas técnicas são aplicadas de diferentes maneiras, seja por estratégia de venda, fidelização da clientela, conteúdo, otimização das plataformas de comunicação e até mesmo por e-mail.

De uma maneira bem geral, para que ninguém se sinta perdido neste ponto, é uma estratégia que pode garantir um maior diferencial do seu negócio dentre o mar de possibilidades que todas as pessoas encontram pela internet.

Atualmente, com a facilidade do acesso à tecnologia, inovar acaba se tornando um requisito básico para fazer sucesso e conseguir transmitir o mínimo de informação. Sendo assim, buscar por estratégias que possam te catapultar para o topo das barras de pesquisa é o primeiro passo a ser dado rumo ao sucesso e estabilidade.

Quais os primeiros passos para começar?

Como começar no Marketing Digital

Assim como toda boa estratégia, é sempre importante ter um pequeno guia em mãos. Isso não poderia ser diferente com o Marketing Digital, já que ele é bem amplo e pode soar confuso para quem se depara com ele pela primeira vez. Então, para te ajudar nessa longa caminhada até o topo, vou deixar algumas dicas interessantes e práticas.

Por que uma identidade visual (ID) é importante?

Antes que você se pergunte, eu explico! A ID visual corresponde à imagem visual que deve ser passada para os clientes a respeito da sua marca. É importante ter em mente que ela é fundamental para a construção do Marketing do seu serviço, oferecendo um contexto que esteja totalmente relacionado à metodologia escolhida para o trabalho.

Além de um logotipo, será preciso ter uma visão geral acerca dos elementos básicos como cores, fontes, tonalidades, elementos gráficos e o próprio website. A sua ID será a porta de entrada para o reconhecimento. Já parou para imaginar como seria uma pessoa sem rosto, nome ou identidade? É exatamente isso que acontece com o seu projeto se ele não for bem elaborado!

Ser coerente em todas as mídias

A coerência é um tópico fundamental para que você possa se inserir na área do Marketing Digital. Isso porque, antes de mais nada, é necessário estabelecer um posicionamento para o seu negócio. Diante de todas as mídias que serão geridas por sua empresa, deverá haver uma conexão entre elas, que siga uma mesma linha de raciocínio.

Esta é uma dica muito relevante, principalmente para mostrar aos clientes que eles podem confiar em alguém que tenha total domínio sobre o assunto e possa passar essa segurança para eles. Se você é coerente, então significa que está no controle da situação.

Vários canais X um ou poucos canais

Vivemos em um mundo onde todos, ou pelo menos a maioria, possuem um smartphone, um notebook, um computador ou qualquer outro meio tecnológico de comunicação. Diante de tanta demanda, as redes sociais e plataformas interativas surgem como opção primordial tanto para quem quer apenas se divertir quanto para quem deseja aprofundar o seu negócio.

Atualmente, as redes sociais são um método muito vantajoso de captação de clientes. Pare para pensar um pouco: se você investe em uma plataforma X, irá atingir apenas um público X. Agora, se você investe na plataforma X, mas também na plataforma Y, é possível aumentar a visibilidade, somando o número de frequentadores de X e Y. No entanto, tudo depende da sua disponibilidade para cada investimento: se há verba e tempo suficiente para apenas uma plataforma, é melhor fazê-la bem feita que diluir o investimento em vários canais meia-boa, certo?

Então, dentro desta dica, é necessário utilizar a estratégia citada anteriormente: coerência em mídias digitais. Assim, você passa uma maior credibilidade para o público e, consequentemente, capta um maior número de interessados no seu produto.

Estudar o nicho e o público-alvo

Para que um empreendimento vá para frente, é necessário que haja um público, correto? É exatamente por isso que, antes de anunciar qualquer produto ou começar a trabalhar em ferramentas de Marketing Digital, você precisa saber com quem está lidando. É por meio de uma pesquisa aprofundada sobre o público-alvo que será possível fazer um filtro de conteúdo e programar o que deverá ser postado para adquirir mais interessados.

Algumas características relevantes são:

  • Idade
  • Gênero
  • Interesses/preferências
  • Expectativas
  • Preocupações
  • Comportamento

Fazendo uma filtragem com todos os itens supracitados, você conseguirá obter um maior alcance nas suas postagens para o público.

Outro ponto muito importante que precisa ser revisado é o nicho. Ele nada mais é do que uma parcela pouco explorada pelas empresas e que podem se encaixar como uma espécie de “subtópico”, uma variante oferecida por você.

Quando você entra no mercado como mais uma marca “generalista”, uma grande oportunidade poderá ser perdida e, por consequência, é bem provável que sua empresa acabe sendo “engolida” pelas maiores. Encontrar um nicho significa se especializar em determinada categoria e oferecê-la de modo atrativo para os clientes. Em palavras populares, “saber vender o seu peixe”.

Ferramentas que podem ser úteis

Como começar no Marketing Digital

Antes de mais nada, é válido ressaltar que para uma melhor assessoria, o interessante é procurar um serviço especializado em Marketing Digital, como a Atena, por exemplo. É por meio de agências que profissionais especializados no assunto ficarão responsáveis por divulgação, criação de conteúdos e otimização das suas plataformas.

De toda a maneira, você também pode recorrer à tecnologia para impulsionar o seu negócio! Algumas delas são:

  • Google Analytics: mais recomendado para analisar o tráfego de um site em específico, ajudando com a organização e indicando quais pontos otimizar em seu domínio.
  • Google Search Console: muito utilizado para aumentar a visibilidade dos sites, ofertando análises interessantes para melhorar pontos que necessitam de maior atenção.
  • Trello: utilizado para organizar projetos em quadros, facilitando o processo de execução de tarefas de uma equipe e evitando que propostas se percam no meio do caminho.
  • WordPress: sistema utilizado para administrar sites, blogs, lojas virtuais e outros conteúdos da web. Por meio dele, você pode otimizar o seu negócio e expandir as visualizações.
  • MLabs: plataforma pela qual é possível gerenciar diversas redes sociais, ideais para quem tem um negócio que interage de modo mais direto com o público.
  • Canva: ideal para a criação de designs, logomarcas e, até mesmo, cartões de visita para a sua empresa.
  • RD Station: a plataforma reúne as mais diversas ferramentas de Marketing Digital em um único local, permitindo uma maior produtividade.
  • Hootsuite: programa pelo qual você pode gerenciar postagens e programá-las, facilitando a organização do negócio.

O poder de um site e do Google

Como começar no Marketing Digital

Como bem sabemos, o Google é a maior plataforma de busca de todo o mundo e, por isso, estar bem posicionado em suas pesquisas é um grande passo para uma empresa. Quando você tem um site, oferece aos seus clientes uma maneira de ter todo o conteúdo de modo organizado e prático.

Além disso, o website é uma maneira de demonstrar domínio acerca do assunto, pois transmite certa notoriedade. É por meio dele que sua empresa terá a oportunidade de mostrar a que veio, quais serviços oferece e como pode ser útil para o público. Com uma boa base, será possível chegar ao topo. Para saber mais sobre a importância de um website, leia esse texto aqui, escrito pela nossa diretora Andressa Vieira, no nosso blog.

Conseguir otimizar o seu conteúdo pode não parecer uma tarefa fácil, mas é nos pequenos detalhes que encontramos grandes resultados. Agora que você já sabe um pouco mais sobre como começar no Marketing Digital, o que está esperando para dar o primeiro passo?

Ainda tem alguma dúvida? A Atena Marketing é a resposta! Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Ana Luiza Lisboa

Ana Luiza é estagiária em produção de conteúdo na Atena. Atualmente, cursa Letras (Língua Portuguesa), é escritora independente de ficção e faz pesquisas na área de Linguística Cognitiva.

Deixe um comentário