Sabe aquela pessoa que passa credibilidade e autoridade em algum determinado assunto ou posicionamento nas redes sociais? Querendo ou não, ela conseguiu construir sua própria marca pessoal no espaço digital. Isso é branding pessoal!
Construir uma marca pessoal, também conhecido como branding pessoal, não é uma tarefa tão fácil. Se tornar referência no seu segmento de mercado requer uma boa estratégia e planejamento, especialmente se você quer se destacar e atrair mais pessoas para seu negócio.
Neste artigo, você vai entender mais sobre:
- O que é branding pessoal e porque você deve investir nele
- Principais benefícios do branding pessoal
- Qual deve ser o primeiro passo no branding pessoal?
- Exemplos de branding pessoal
O que é branding pessoal e porque você deve investir nele
Branding pessoal quer dizer marca pessoal, ou seja, uma forma de gestão de marca para fortalecer sua imagem e criar uma boa reputação – seja nas redes sociais ou não.
A forma como expressamos nossas opiniões e posicionamentos, já é uma construção de marca pessoal. Dessa forma, o outro já consegue criar uma visão sobre nós.
Investir no branding pessoal é saber que você pode construir um bom posicionamento, se tornando uma referência naquele nicho e, por consequência, tanto outras pessoas quanto marcas, chegam até a você.
Ou seja, por meio do branding pessoal, você pode crescer e lucrar com sua imagem e criação do seu próprio conteúdo e networking.
Principais benefícios do branding pessoal
Sem dúvidas, um dos principais benefícios atrelados ao branding pessoal é poder gerar identificação com as outras pessoas, principalmente quando você sabe quem é seu público-alvo e o que ele deseja.
Logo, isso é transformado em engajamento (e interações nas mídias sociais) com público e marcas que podem ser parceiras – e ver em você uma opção para criar e participar de publicidade.
Ao compartilhar quem você é e o que tem para oferecer, o público é cativado por suas ideias e valores aplicados aos conteúdos publicados.
Então, pensando nisso, se promover como uma marca te proporciona novas oportunidades e possibilidades no mercado. Em outras palavras, o branding pessoal traz reconhecimento, autoridade, visibilidade e respeito em seu nicho.
Com isso, há uma grande chance de você se tornar uma influência no ramo, ou melhor, um influencer digital… Já parou para pensar nisso? 👀
Qual deve ser o primeiro passo no branding pessoal?
Agora que você já entendeu melhor o que é branding pessoal, há o próximo passo: por onde começar? O que você quer transmitir e ser lembrado? Qual a percepção que quer que as pessoas tenham sobre você?
Para crescer nas redes sociais, você precisa decidir qual é o seu nicho no mercado. A partir disso, é necessário marcar presença em alguma das plataformas como o Instagram ou YouTube. Escolha uma para manter o foco e crie conteúdos de valor nela, afinal, a constância é bem importante também!
Demonstre quem você é, conte sua história, busque inovação e seja possua uma diferencial em seus canais de comunicação. Sua mensagem diz quem você é.
Branding pessoal na prática
Thaynara OG (@thayanaog)
Thaynara OG é considerada uma das maiores influencers digitais no país atualmente. Hoje em dia, ela é embaixadora da UNICEF Brasileira e idealizadora do São João da Thay (@saojoaodathay).
O São João da Thay é um grande evento que acontece anualmente no período das festas juninas em São Luís, capital do estado do Maranhão, uma ação em benefício ao UNICEF.
Ela é conhecida por divulgar e exaltar a cultura maranhense, proporcionando encontros e eventos com outros famosos, para que mais pessoas possam conhecer melhor esse estado do Norte.
Thaynara OG é uma referência entre as mídias sociais, não só pela São João da Thay, mas por seu posicionamento político e social. Ela é patrocinada por diversas marcas como a Devassa, Ala, Melissa e Coca-Cola.
Quer saber mais sobre branding pessoal e como colocar em prática? Entre em contato com a Atena Marketing e saiba mais como crescer nas redes sociais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing.