Aprenda o que é um case de sucesso

Como atrair clientes em meio à concorrência? Essa é uma pergunta inicialmente difícil. Você pode pensar em respostas como “ser criativo” ou “estar presente e divulgar os serviços nas redes sociais”.

Embora essas respostas sejam super válidas para um contexto de prospecção de clientes, podemos pensar em outras opções. Já ouviu falar aquilo da “propaganda ser a alma do negócio?”, pois é, é isso mesmo.

Falar sobre a efetividade dos trabalhos desenvolvidos por sua empresa, como uma forma de apresentar serviços aos clientes, contando histórias de sucesso, é a melhor maneira de comprovar os resultados obtidos. Chamamos isso de case de sucesso

 

Neste texto, você irá aprender:

  • O que é um case de sucesso?
  • Como fazer um case de sucesso?
  • Por que investir em um caso de sucesso?
  • Cases de sucesso 

 

O que é um case de sucesso?

Pensando Thinking GIF - Pensando Thinking Think GIFs

Contar histórias reais sobre a própria trajetória pode tornar o seu negócio referência no mercado. O case de sucesso é justamente isso: trazer narrativas inspiradoras, sejam relatadas por você mesmo ou pelo seu cliente. 

O case de sucesso são conjuntos de experiências positivas (ou não) vivenciadas a partir  dos produtos ou serviços da empresa. Basicamente, é uma forma de persuadir o consumidor, apresentar grandes resultados e realizar comprovação da eficácia do produto. 

Por que investir em um case de sucesso?

Oh Yeah Parks And Recreation GIF - Oh Yeah Parks And Recreation Chris Pratt GIFs

Como já falamos acima, um case de sucesso contribui totalmente para tornar a sua marca uma autoridade no mercado. Além disso, sem dúvidas, ser uma vitrine para novos possíveis clientes. 

Investir em ações voltadas a case de sucesso promove uma maior visibilidade e, claro, influencia na hora da decisão de escolha do consumidor. 

Sem esquecer de citar algo bem importante: a confiança. O case de sucesso gera oportunidades para outras pessoas conhecerem a marca, principalmente quando são os próprios clientes contando histórias com aquele produto. 

Logo, isso promove uma maior segurança para quem for adquirir o serviços, pois foi compartilhado experiências por pessoas que já testaram e comprovaram. 

Como fazer um case de sucesso?

Case de sucesso

Essa estratégia possibilita uma grande variedade de formatos. Textos, vídeos, posts nas redes sociais ou gráficos são algumas das ferramentas que podem ser usadas para realizar a proposta. 

O ponto de partida deve ser pensar em passar credibilidade para quem vai consumidor aquele conteúdo. É preciso avaliar também o que a sua audiência normalmente consome ou o formato que já deu certo. Pense no engajamento. 

Após isso, escolha qual cliente pode compartilhar a sua história real. Ele vai contar como tudo aconteceu e o papel importante da sua empresa nisso. 

Quando já tiver escolhido o cliente, o próximo passo é escrever aquele bom roteiro. Independente do formato escolhido inicialmente, é preciso ter um roteiro, para ter um bom guia. Aqui podemos dar aquele toquezinho do storytelling.

Com tudo isso escolhido e planejado, agora é o momento de colocar as mãos na massa. Seguindo o roteiro, pense e produza um conteúdo que passe credibilidade, emoção e superação. A comunicação consegue proporcionar um fortalecimento no relacionamento entre a marca e o cliente.

Um dos mais conhecidos case de sucesso 

Always

Always - Campanha #TipoMenina

 

A marca Always, conhecida por produzir produtos voltados ao público feminino, realizou uma campanha usando a hashtag #LikeAGirl, sendo traduzido para a língua portuguesa como #TipoMenina. A narrativa retrata como algumas perspectivas negativas atribuídas ao comportamento das meninas pela sociedade devem ser mudadas.  Assista o vídeo da campanha neste link.

 

Dúvidas sobre como utilizar a melhor estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua marca? Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Cecília Costa

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram (@espacocecissol) . Ela acredita que a escrita e arte transformam, e fala isso por experiência própria.

Deixe um comentário