
A evolução dentro da Atena – de estagiário a contratado – e a valorização dos seus talentos dentro da empresa.
Imagina entrar em uma empresa como estagiário e logo depois ser efetivado, realizando o sonho de muitos em ter a carteira assinada? Em outras palavras, tornar-se CLT e ter uma perspectiva de crescimento dentro do seu trabalho? Isso é uma grande oportunidade e acontece aqui na Atena!
Valorizar os colaboradores é um dos principais propósitos da Atena durante os quase seis anos de existência. Aqui, estagiários são formados com o intuito de contratá-los futuramente e depois abrir novas vagas de estágio para que novos profissionais possam ser formados.
Segundo Andressa Carvalho, fundadora da Atena, a empresa majoritariamente abre vagas de estágio porque “nos preocupamos em formar e dar oportunidades para os nossos estagiários, em vez de pegar profissionais do mercado”.
Para entender mais como funciona isso na prática, o bate papo de hoje é com Eduardo Aquino, Ricardo Nunes e Breno Silva para compartilhar a experiência de ter entrado na Atena como estagiários e agora os três têm a “azulzinha” assinada.
Chegando até a Atena
Eduardo conta que estava à procura de um estágio em um ambiente que admirasse e com o qual tivesse alguma identificação. “Conheci a Atena através de uma colega da faculdade, que, na época, estagiava aqui e estava divulgando uma vaga de estágio na empresa”, fala. Ele complementa: “fui buscar mais informações sobre a Atena e fiquei encantado por tudo que ela representava. Spoiler: deu muito certo”. E como deu! <3

Já no caso de Breno, foi através da Atena, teve seu primeiro contato com o mercado de trabalho. “Desde então, tem sido uma experiência muito enriquecedora, onde pude aprimorar minhas habilidades técnicas e aplicar o conhecimento adquirido na faculdade”, conta ele.
E Ricardo? Como foi que ele chegou até aqui? Ele compartilha que chegou à Atena “depois de ter passado por outros vários lugares, mas, foi o primeiro e único lugar, de fato, publicitário onde trabalhei. Coincidentemente (ou não?)”.
“Conheci Andressa na palestra de uma aula, onde ela falou também sobre a Atena e o banco de talentos. Foi então que vi essa como uma oportunidade de abranger ainda mais minhas experiências que, até então, tem dado muito certo por aqui”, completa.
Tempo, histórias e desafios
Edu é colaborador da Atena há aproximadamente três anos. “Desde a minha primeira semana, fui impactado pela cultura de aprimoramento e desenvolvimento contínuo cultuada pela empresa. Isso fez toda a diferença na minha postura pessoal e profissional”, relembra ele.
Breno já atuou em diversos projetos em diferentes áreas, o que permitiu exercitar sua criatividade aqui na nossa empresa. Ele está conosco há pouco mais de dois anos e diz que “o ambiente me estimula e me faz sentir preparado para enfrentar novos desafios”.

Ricardo, entre os três, é o calouro, está no nosso time há mais ou menos 1 ano e meio. “Com certeza a Atena, como eu sempre quis, tem sido um espaço de constante aprendizado, onde eu vivo experiências e posso aprimorar cada vez mais minhas habilidades”, diz.
Vivências internas e mercado de trabalho
“Me sinto preparado para qualquer desafio”, é isso que Edu fala em relação ao que a Atena proporcionou de capacitação para enfrentar não apenas as áreas em que já possuía um certo conhecimento, mas também para explorar novos interesses e desenvolver novas habilidades.
Para Breno, a rotina desenvolvida na Atena promove um constante crescimento profissional e com o reconhecimento merecido no mercado. “As experiências aqui me deram a confiança para continuar evoluindo e buscar novas oportunidades”, conta ele.
Ricardo compartilha do mesmo sentimento de Edu e Breno: “me vejo em um crescimento desde o primeiro momento que entrei”. Segundo ele, isso permite oportunidade de se enxergar alcançando novos espaços, alguns que nunca havia sequer pensado, mas que hoje consegue imaginar que um dia chegaria ali.

Do estágio à carteira assinada
Um ambiente que valoriza os seus estagiários proporciona oportunidades para capacitá-lo e ter um plano de carreira dentro da própria empresa. Essa retenção é importante para o dinamismo, a conexão e as entregas feitas por nossa equipe, como um conjunto de boas ideias.
Pedi para Edu falar um pouco sobre isso, e a resposta foi: “a Atena me estimulou em muitos sentidos, inclusive na vida pessoal. Vim para Natal estudar e enfrentar um mercado de trabalho desafiador na área de comunicação”. Agora como contratado da nossa empresa, ele fala que “existe um Eduardo antes e depois da Atena”.
Estágio à diretoria: a ascensão de Mayse Araújo na Atena

Mayse Araújo é um exemplo do apoio profissional dentro da Atena, isso porque ela ingressou na Atena a partir de um estágio, após decidir realizar uma transição de carreira. Em 2025, Mayse torna-se uma das sócias da Atena.
“Quando cheguei à Atena eu já tinha 14 anos de experiência no mercado de trabalho em outras áreas profissionais. Passei 6 anos atuando como Jornalista – minha formação base, principalmente trabalhando como assessora de imprensa, e 8 anos na área comercial/financeira, trabalhando em um banco”, conta ela.
Segundo ela, aconteceram duas transições de carreira até chegar por aqui: a primeira do jornalismo para a área bancária, e a segunda da área bancária para o marketing, tendo a Atena sido palco desta segunda transição.
“Eu vim parar na Atena através de um estágio, aos 33 anos, quando resolvi voltar a estudar, muito disso motivada pela minha inquietação em retornar para a área da comunicação, já que no banco eu sentia falta de trabalhar com criatividade”, fala Mayse.
Após 3 meses de estágio foi contratada como Gestora de Projetos na Atena Marketing, e iniciou a estruturação do setor de Customer Success na empresa. Após um ano nessa função foi promovida a Supervisora de Qualidade e Sucesso do Cliente, e 10 meses depois foi promovida a Head de Operações, seu cargo até dezembro de 2024. “Nos últimos 3 meses aceitei virar sócia da empresa, e a partir de janeiro de 2025 irei assumir a Diretoria Executiva (CEO), cadeira antes ocupada pela Andressa Vieira”, compartilha.
“Estou na Atena há pouco mais de 4 anos e vivi grandes desafios que me estimularam a estudar mais, a buscar mais, a me adaptar mais, a me reinventar sempre. Aqui consegui estar em contato direto com a criatividade, afinal o nosso principal produto é trabalhar a base de criatividade. Mas também pude me aprimorar como líder e gestora, tanto de pessoas, quanto de projetos e processos”.
Mayse conta que, “recentemente me deparei com novos desafios, que é gerir uma empresa, pensar em folha de pagamento, faturamento e como podemos nos reinventar enquanto empresa para nos mantermos relevantes no mercado local/nacional”, agora, nessa função são novas responsabilidades.
Para ela, sua história dentro da Atena prova que se você tem vontade de fazer as coisas acontecerem, uma cultura de aprendizagem enraizada no seu DNA, e caso você encontre um solo fértil onde você pode ser quem você é, e ter o privilégio de contribuir e ajudar a construir o ambiente de trabalho que você deseja usufruir, você vai longe.
“Apesar de qualquer status profissional que eu tenha tido ou venha a ter, de estagiária a CEO, minha vontade de ver as coisas acontecendo, com propósito, e ver as coisas dando certo continua sendo a energia vital que move a minha vida profissional”, finaliza ela.
É muito lindo ver a trajetória de vocês por aqui. Que possam crescer cada vez mais! <3
Acompanhe a Atena no Instagram e fique por dentro do dia a dia da empresa e da nossa cultura interna! @atena.marketing.