O Call to Action pode mesmo fazer a diferença?

O marketing digital é repleto de ações que podem ser imperceptíveis, mas repletas de significados. Uma dessas é o CTA (call to action).

Em tradução livre, seu significado é “chamada para ação” e, como o nome já diz, funciona de convite para realização de algo.

Sua função pode ser aplicada em diferentes momentos, desde a compra de um curso ou se aprofundar numa explicação. Independente do motivo, o CTA tem grande importância na hora de fisgar o público. Quer saber mais? Então segue lendo!

Os meios do CTA para garantir sua eficácia

Viu o final do último parágrafo? Foi um exemplo de como podemos usar o CTA. Sua funcionalidade propõe essa captação de atenção e tem vários motivos pelo qual você deve passar a utilizá-lo!

O call to action proporciona interação com o público, principalmente se sua intenção é usar redes que façam isso acontecer de forma mais direta, como no Telegram. Em um canal desses, percebendo a proximidade, as pessoas irão se sentir confortáveis pelo fácil contato e sua empresa ganhará confiança.

Outro motivo é conhecer melhor seu consumidor. Seja através de formulários ou testes, o que vale é saber com quem você está lidando para deixar seu negócio atrativo.

Peças com uma se destacando

Um antigo conceito que ainda é bastante eficaz

Um meio certeiro de agir com o CTA é através da AIDA, que pode até ser um conceito antigo, no entanto, continua super eficiente quando o assunto é captar público!

AIDA significa atenção, interesse, desejo e ação. Na atenção, invista no valor de seus recursos para atrair as pessoas, já no interesse, é a hora fazer as pessoas enxergarem esse valor do seu negócio.

Com o desejo, é criado a ligação do público à vontade de consumir o seu produto, enquanto a ação se encarrega de incentivar a de fato acontecer esse consumo.

Mulher segurando balões

A chamada para ação posta em prática

Pondo em prática esses pontos, você entende como o CTA poderá ser fundamental para a estruturar seu marketing digital. Mas as coisas ainda não ficaram claras? Veja aqui alguns exemplos super eficientes.

Botões das redes sociais em sites, com cores que se diferenciam e expondo números de seguidores, podem ser uma boa, pois, além de chamar atenção, farão o público ver como suas redes já têm uma quantidade de usuários fiéis.

Oferecer uma newsletter no site também é uma excelente saída. Fazendo a combinação de um texto, com uso de palavras fundamentais para se conectar com seu público, a um espaço para assinatura chamativo, é possível conquistar um novo assinante rapidamente.

Bateu o interesse em se aprofundar ainda mais em como aproveitar o máximo de CTA do seu negócio? Fale com a Atena através de nosso instagram @atena.marketing ou pelo nosso telefone (84) 2040-1855! 

Sobre o autor: Andressa Vieira

Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema, Marketing Estratégico e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora da Atena.

Deixe um comentário