Algoritmo do Instagram: qual é o seu impacto?

Para começar este artigo, vamos conversar sobre o que é algoritmo? Você sabe o que é? Algoritmo pode ser definido como um conjunto de regras e procedimentos lógicos a serem seguidos para se chegar a solução de um problema.

Uma receita de bolo, por exemplo, pode ser considerada um algoritmo, pois é um passo a passo de um processo com um resultado: o bolo quentinho.

No caso de redes sociais, o algoritmo é um código de programação que serve para dar instruções à plataforma sobre como organizar o conteúdo presente nele – fornecido pelos usuários – e como proporcionar uma boa experiência de usabilidade.

Com cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o Instagram é uma plataforma essencial para uma estratégia de marketing digital de sucesso na atualidade. Conhecer seu mecanismo de funcionamento se faz necessário para ter melhores resultados e tomar decisões mais acertadas e realmente chegar ao seu público.

Algoritmo do Instagram

Desde sua criação em 2010 até 2016, a organização do conteúdo do Instagram funcionava a partir apenas da temporalidade das postagens dos usuários. A partir de 2016 a plataforma implementou um algoritmo para gerir seu funcionamento. O algoritmo do Instagram é uma forma automatizada de seleção de conteúdos, a partir de alguns critérios.

Alguns desses critérios já foram revelados pelos porta-vozes da plataforma, são eles a temporalidade, o engajamento e o relacionamento. Vamos falar mais deles daqui a pouco!

Essa mudança no Instagram em 2016 teve como objetivo fornecer ao usuário conteúdos de maior relevância, ou seja, repassar material que o usuário tivesse mais interesse em visualizar e interagir. O algoritmo do Instagram é, portanto, responsável por interpretar o comportamento dos usuários e sugerir postagens que sejam do seu gosto.

Por exemplo, dois perfis que sigam as mesmas pessoas e marcas não visualizarão o mesmo conteúdo ao acessarem a plataforma. A forma que cada um usa o Instagram e interage com os conteúdos presentes faz uma trajetória única. Cada Instagram é, portanto, personalizado.

 

Vamos conhecer mais sobre o algoritmo do Instagram?

 

Critérios do algoritmo

Os seguintes elementos são presentes no algoritmo do Instagram:

1. Temporalidade

Apesar da cronologia não ser mais o único fator organizador do conteúdo do Instagram, a temporalidade ainda é um dado muito importante para a rede. Afinal a plataforma não quer que os usuários vejam material antigo e desatualizado. A novidade é uma das características do conteúdo do Instagram, quanto mais recente o material mais fácil dele ser visualizado.

 

2. Engajamento

A quantidade e qualidade da interação com o conteúdo também é um fator muito importante para o Instagram. Quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos o conteúdo recebe nas primeiras horas, mais relevante ele é considerado pela plataforma e assim chega a mais pessoas.

 

3. Relacionamento

 

Outro fator importante para o Instagram são os relacionamentos que temos na rede, ou seja, com quem demonstramos ter mais proximidade. Isso é percebido pela plataforma por meio das pessoas e marcas com que mais interagimos: curtimos, comentamos, compartilhamos, marcamos em fotos ou stories, enviamos mensagens (DM), fazemos buscas, visualizamos o perfil etc.

 

Estratégias no Instagram

 

 

Apesar de diminuir a previsibilidade de como e para quantas pessoas o conteúdo vai chegar com a implementação deste algoritmo, ele trouxe algumas vantagens.

Por exemplo, antes, quando o único critério era a temporalidade, a sua postagem só tinha audiência nas primeiras horas, já que as demais pessoas não rolavam a página da plataforma, o famoso feed, até ver conteúdos mais antigos. Com o algoritmo, bons conteúdos aparecem para mais usuários por mais tempo, pois ganham relevância.

O importante então é considerar os elementos que compõem o algoritmo do Instagram e trabalhar sobre eles. Como podemos fazer isso?

 

  • Investigar quais os melhores horários de publicação para o seu público e para cada tipo de conteúdo a partir das métricas e de testes.
  • Estudar qual o seu público alvo, desenvolvendo sua persona, para saber quais conteúdos e em que formatos eles são mais atrativos.
  • Criar conteúdo com qualidade tanto visual, quanto textual. Busque materiais que gerem curiosidade, que divirtam ou informem.
  • Estimule o engajamento com conteúdos que gerem respostas do público como comentários e compartilhamentos.
  • Se relacione com seus clientes e outras marcas, você também deve ser um usuário ativo na rede.
  • Use os diversos recursos da plataforma como stories, IGTV, Lives e Reels.

 

Gostou das nossas dicas? Quer uma ajudinha para impulsionar a sua marca no Instagram? Entre em contato com a Atena Marketing e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing

Sobre o autor: Isadora Morena

Jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apaixonada pela palavra escrita e pela cultura brasileira.

Deixe um comentário