Imagine que você está procurando informações online para auxiliar na pesquisa sobre determinado assunto. Digitou o que está buscando no Google e apareceram os resultados. Um dos resultados que mais te chamou atenção, tem título e descrição ótimas…
Ao clicar, você percebe que o conteúdo da página parece ser excelente, porém, sua experiência navegando pelo site não é.
A interface possui muitas cores, imagens desproporcionais, textos pequenos demais e tantos outros “erros” que te fizeram sair da página e continuar a pesquisa em outros lugares.
Ou quando você compra uma roupa em uma loja virtual, o atendimento foi ótimo e até a embalagem torna a experiência inesquecível… Vem uma mensagem escrita à mão, um cheirinho bom e um docinho. Com certeza você fica feliz e sente vontade de comprar novamente, né?
Esse é apenas dois dos exemplos da importância da experiência do usuário. Muitas vezes, o seu site ou aplicativo tem tudo para dar certo e ser um sucesso, mas ao navegar por ele, a experiência digital é desconfortável. Pequenos detalhes fazem total diferença para a conversão de clientes.
Às vezes, escolher alternativas mais simples na construção do seu produto e serviços, sem complicações e fácil de usar, é a melhor opção para atrair e manter clientes e/ou leitores.
Agora que você já entendeu mais ou menos o que seria a experiência do usuário na prática, vem comigo saber um pouquinho da teoria… Equilíbrio que fala, né? Continue lendo este artigo! 😚
Entendendo mais sobre a experiência do usuário
O conceito de experiência do usuário (UX) cada vez mais vem sendo utilizado entre designers, redatores e outros profissionais da área da comunicação, marketing e tecnologia. Todos que estão presentes ou não no ambiente digital, para ser mais exata.
Basicamente, a experiência do usuário é uma forma de indicar a relação do usuário com a marca e os produtos e as plataformas digitais (sites e aplicativos). Dessa forma, é necessário levar em consideração não só a funcionalidade do produto ou do serviço, mas toda a experiência do cliente com a marca.
Em outras palavras, a experiência do usuário consiste em compreender as necessidades, comportamentos e desejos dos clientes da sua marca. A partir disso, podemos criar soluções eficientes, práticas e personalizadas que atendam às expectativas de uma experiência única, marcante e prazerosa. A primeira impressão é a que fica, não esqueça disso, tá?
Testes e testes
Sim, é testando que iremos desenvolver a melhor experiência do usuário. Não é algo de uma hora para a outra. É necessário testes, pesquisas, prototipação, designs, análises de metodologias e até mesmo a participação e interações de usuários para avaliar suas experiências com as (novas) propostas e soluções da marca.
Vai além da estética visual, vale lembrar, porque também engloba outros aspectos como acessibilidade, sentimentos e sensações, usabilidade e diversidade. De preferência, tudo deve ser feito com clareza, simplicidade e intuitivo.
Isso que falei acima são elementos que compõem uma boa experiência focando numa melhor satisfação do seus usuários. Não precisa de tantos frufrus, só queremos algo funcional e que otimize o nosso tempo mesmo, se coloque no lugar do seu cliente também.
Uma jornada com boas experiências
Se já sabemos que para ter uma boa experiência do usuário, é preciso pensar em todo a jornada do cliente, desde o atendimento do cliente até a entrega do produto. Então, como fazer isso?
Busque manter uma linguagem simples, amigável e acolhedora, sempre buscando humanizar os seus atendimentos, vendas e serviços. Tente cativar e emocionar o usuário por meio de palavras, emojis e outros recursos de escrita e redação.
Compartilhe com os seus clientes conteúdos de valor, que reforcem o posicionamento e os valores da sua marca. O cliente deve sentir aquela sensação de pertencimento em relação à marca.
Esteja presente em todas as plataformas possíveis, facilitando que o usuário consiga chegar até você. Muitas vezes, uma marca não possui rede social ou contato no WhatsApp, logo, eu desisto de tentar entrar em contato, porque fica algo tão difícil, sabe? Que eu só quero algo que facilite a minha vida.
Compartilhei com você três aspectos que devemos ficar em alerta quando estivermos proporcionando uma melhor experiência do usuário, seja no virtual ou seja no digital.
Mas o que você acha de colocar tudo isso em prática no seu negócio? Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing.