A agilidade do consumo ou a insaciável busca pelo prazer no mundo contemporâneo

Em meados dos anos 2.000, no início da minha adolescência, lembro bem da euforia que acompanhava a ida a uma livraria, ou a uma loja de discos. O dinheiro da mesada poupado por um ano e a sensação de ter que escolher, entre tantas opções, um único produto que me acompanharia por meses. E quantas vezes a mãe não repetia “vai furar esse CD, menina!”? E assim era a nossa relação com cultura em uma época preliminar à ascensão do YouTube, Spotify, Deezer, Netflix, entre outros sites que oferecem um “fast culture”, a qualquer momento, de qualquer lugar, de graça ou por um valor acessível.

Não estou aqui para ser nostálgica – admito as vantagens de se ter um lançamento imediatamente à minha disposição, e milhares de produções musicais e audiovisuais a um clique de distância – para não falar da grande quantidade de conteúdo gratuito na rede, como, por exemplo, todas as fantásticas obras literárias que já entraram em domínio público. Acontece que, naquela época, tínhamos relações mais duradouras e, por que não dizer, sinceras e fortes com os produtos que consumíamos.

Há um CD de P!nk que consegui adquirir com anos de atraso, devido a uma promoção em uma loja de discos (certamente, extinta) no Centro de Fortaleza. Até hoje sei as músicas de cor – se calhar, até mesmo a ordem delas – tanto foi o meu envolvimento com a obra ao tempo. O ritual envolvia não apenas escutar, mas aprender a cantar, traduzir manualmente todos os versos, e ter sempre em mãos o encarte do disco, com belas fotos e letras completas. O mesmo aconteceu com “Oops, I did it again”, de Britney Spears, doado por um primo que, lembro bem, tinha estantes cheias de CD’s e eu achava aquilo o ápice do luxo e da ostentação.

Hoje, ao contrário, ouvimos dezenas de músicas no mesmo dia. Por vezes, pulamos a canção antes que finalize, devido à vontade de ouvir a próxima opção – afinal, opções não nos faltam. Fica o sentimento de familiaridade e “ouvi isso em algum lugar” na cabeça, mas que raramente se consolida em envolvimento real com o artista ou com a obra.

Na Netflix, a maior parte de nós tem mais obras na “Minha Lista” que em “Assistidos”; muitos vão ao cinema para driblar o tédio em alguns minutos de WhatsApp; nossas estantes estão recheadas de livros que compramos e muito provavelmente nunca serão lidos. Quando o prazer de conhecer cedeu espaço para o de consumir deliberadamente? O que acontece é que nossa necessidade de adquirir é maior que a nossa vontade de realmente absorver. E precisamos refletir sobre esse estranho comportamento coletivo – e as consequências dele.

Compartilhe

Escrito por: Andressa Vieira
Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema, Marketing Estratégico e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora da Atena.

Uma resposta

  1.           O principio de prazer e o fundamento psicologico da sociedade do consumo. Este principio nao e afetado pelo tempo, ignora valores bem e mal, moralidade, esforca-se simplesmente pela satisfacao de suas necessidades instintivas.  Ele e compulsivo em sua propria essencia. Dai a explicacao para as compulsoes e a descarga emocional que os produtos da sociedade do consumo propiciam.  O consumo propicia uma grande prazer aliviando as tensoes do dia-a-dia enfrentado por milhoes de seres humanos.

Oiê! Me chamo Alison Barbosa. Potiguar de coração e alma, sou apaixonado em trabalhar com arte, ilustração e fotografia. No pessoal, amo a cultura pop, animes, músicas e animações. Graduando em Comunicação Social – Publicidade & Propaganda pela UFRN, e fiel ao pensamento de usar minha criatividade e a comunicação como ferramenta para tornar visível e despertar inspiração.
Évora (ou Ervs) é estudante de Publicidade e Propaganda pela UFRN e é apaixonada pelo seu curso. Por falar em paixão, se encontrou na área de Gestão e Estratégia graças ao estágio na Atena. Fora essa, também coleciona muitas outras como o amor incansável por Beyoncé, Sitcoms e seus times do coração. Sagitariana e sonhadora, enxerga a comunicação como uma oportunidade linda e inigualável de ser quem realmente é, e alcançar voos altos.

Gisele Viçosa é estudante de publicidade e propaganda (UFRN). Sua criatividade passa em aquarelas, desenhos abstratos e uma trilha sonora que inclui Liniker, Florais da Terra Quente, Chapéu de Palha, Tim Bernardes, Terno Rei e, principalmente, Anavitória. Apegada às memórias, Gi registra sua vida em fotos, vídeos e cartas, e tem um amor por pizzas. Interessada em conceitos como energias, universos, efeito borboleta, destino e conexões, ela encara a vida como uma eterna descoberta, especialmente em sua nova jornada em Natal (e próximos destinos).

Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.
Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing e Pós Graduanda em Neuromarketing e Ciência do Consumo. Atua na Atena como Head de Marketing Estratégico. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020
Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, além de mídias sociais. Sou também uma aspirante à edição de vídeos, sempre em busca de aprender mais sobre o mundo do design. Meu objetivo é ajudar pessoas a se comunicar e concretizar suas marcas para o mundo!
Ricardo é apaixonado pelas várias possibilidades das palavras, o que o fez ser um grande entusiasta da cultura e das artes, sempre atento ao que há de melhor no audiovisual e na música. É por isso que ele escolheu cursar Comunicação Social – Audiovisual, onde se encontrou profissionalmente e vem contribuindo para o fomento da área desde o início da graduação.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.

Formado em Jornalismo pela UFRN, Eduardo é escritor e tem experiência em fotografia, com grande interesse pelas diversas formas de expressão artística. Em seu tempo livre, ele se dedica à leitura, escrita e ao consumo de filmes e música.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

oiê!Me chamo Anna Luiza. Nascida em Natal, sou graduanda em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFRN. Atuo na Atena como Gestora de Marketing Digital e Estratégia. Tenho apreço pela música, pela arte e pela moda, além de pela fotografia e pelo poder de registrar memórias a partir do meu olhar sobre o mundo.Além disso, adoro viajar, conhecer cafeterias e restaurantes e mergulhar em histórias nos livros de romance, ficção, thriller, entre outros.
Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design, tecnologia e da ilustração. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas. 

Sou Ana Cecília, mas pode me chamar de Cecí! Aos 18 anos, iniciei minha jornada profissional como Jovem Aprendiz na Atena Marketing, no time de Gestão e Estratégia. Fiz formações online em Marketing Digital e Estratégico, que aumentaram minha paixão por redes sociais, tecnologia e tendências virais. Canceriana criativa, sou empática, curiosa e determinada. Desde criança sou apaixonada por tecnologias, músicas, viagens, cultura asiática (principalmente K-pop), filmes/doramas, maquiagens, moda, tons de azul, roxo e rosa, animais, praia, bichinhos de pelúcia, Hello Kitty e Stitch. Quero usar minha paixão para impactar vidas e criar conexões autênticas no digital, estou pronta para crescer, aprender e fazer a diferença no marketing!
Diretora Executiva da Atena, Mayse Araújo é jornalista formada pela UFRN. Especialista em Marketing e Gestão de Produtos Digitais pela Tera Escola de Produtos e Negócios, atualmente cursa MBA em Vendas, Negociação e Alta Performance pela PUCRS – seu foco é aprimorar estratégias de negócios e vendas consultivas para o mercado digital. Sua trajetória na comunicação iniciou em 2007, e nas áreas Comercial e Financeira em 2013. Acredita na máxima “se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios”, por isso investe na construção colaborativa de resultados sustentáveis.
Sócia fundadora e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS). Além de sócia e fundadora, atualmente é Head Comercial da Atena.

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores

Atena Marketing | Agência de marketing digital e conteúdo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.