6 ações para implementar hoje e melhorar o desempenho da sua equipe

Não é conversa fiada, sua equipe é o seu maior recurso.

É ela quem consegue te ajudar a superar metas, e também quem pode provocar a queda do seu negócio, se mal gerida.

Um dos maiores desafios que encontramos enquanto gestoras de uma empresa de marketing foi encontrar um meio de empreender sem precisarmos nos render às formatações capitalistas exploratórias – que acreditamos que levam à infelicidade de uma equipe e consequente insucesso de uma empresa.

Dessa forma, pensamos e estudamos continuamente ações que nos ajudem a chegarmos à formatação de uma equipe mais coesa, feliz e envolvida com a empresa. Hoje, vou compartilhar alguns deles com vocês, que já aplicamos ou estamos aplicando por aqui. São eles:

1) Bonificação por metas

A bonificação por metas geralmente é uma excelente forma de manter a equipe focada em objetivos que importam para a empresa, afinal, todos querem aquela “sobrinha” no final do mês. Na Atena, bonificamos em até 10% a mais quem cumpre as metas do período.

2) Trabalho remoto

O trabalho remoto não apenas pode ser uma excelente forma de dinamizar e gerar mais conforto para a equipe, como também uma oportunidade para gerar mais honestidade no time. Afinal, nem todo mundo está bem todos os dias para se deslocar até a empresa. Se o cargo não exige presença física constante, pode ser uma boa elencar um porcentagem de horas em que o trabalho poderá ser realizado de casa.

3) Horários flexíveis

Se sua empresa não atua em regime de comércio, os horários flexíveis também podem ser uma forma de melhorar a produtividade da equipe e evitar ansiedades desnecessárias com atrasos. Afinal, seu funcionário não precisa obrigatoriamente bater ponto às 8h, se ele vai trabalhar a mesma quantidade de horas diárias. Os horarios flexíveis são uma boa saída para quando o funcionário tem compromissos pessoais em horários que coincidam com o padrão da labor. Afinal, quem nunca precisou esperar o eletricista em casa; dar aquela passadinha rápida na farmácia; ou comprar um lanche antes de ir para o trabalho?

4) Divisão de lucros

A divisão de lucro é outra estratégia importante para integrar a equipe. Se você divide parte dos lucros com seu time, o ânimo para obter esses lucros será maior. Um excelente incentivo para manter o bom desempenho no trabalho.

5) Organograma horizontal

Nos organogramas tradicionais, verticalizados, há sempre quem dita as regras e quem obedece. Já no organograma horizontal, entende-se os cargos superiores como aquelas pessoas que possuem mais experiência, mas não necessariamente ditam todas as regras. Todos têm espaço de fala, o debate na hora das decisões estratégias é aberto e cada um – independentemente de área ou tempo de experiência – tem a oportunidade de dar opiniões e sugerir o melhor modo de atuação. Cabe à equipe como um todo ouvir os membros e chegar à melhor solução para cada questão.

6) Feedbacks construtivos

Por fim, mas não menos importante, os feedbacks devem ser constantes e dados de forma séria, organizada e construtiva em qualquer empresa que vise o crescimento organizacional e a maturação do time. São nos momentos de feedback em que é possível entender melhor cada colaborador, além de trocar experiências e sugerir melhoras para a evolução progressiva do time como um todo.

Sobre o autor: Andressa Vieira

Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema, Marketing Estratégico e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora da Atena.

Deixe um comentário