Os 5 mandamentos do Marketing de Conteúdo

A produção de conteúdo é pensada para conquistar, fidelizar e manter o público. Mas afinal, como escrever o que as pessoas querem ler? 

No texto de hoje, trouxemos 5 mandamentos essenciais para o marketing de conteúdo, que te farão produzir de forma divertida, leve e direcionada para que você se sobressaia na internet. Vamos lá?!

 

 

 

  • Definirás as suas personas 

Com certeza você já é fera em personas pois não é de hoje que batemos nessa tecla, não é? 

Elas servem para dar o enfoque que o estudo do público alvo não permite: criar personagens fictícios com hábitos, gostos e costumes que sejam os potenciais clientes do que você está comunicando/vendendo no meio digital. 

O público alvo entrega aspectos demográficos amplos, a persona aponta diretamente quem são as pessoas que estão por trás.

  • Não plagiarás

Talvez esse seja o mandamento mais polêmico e difícil de ser seguido, afinal, internet é uma terra sem lei. 

O diferencial do marketing de conteúdo o próprio nome já diz: conteúdo. Marketing para quem tem  o que dizer. Se você tiver um conteúdo igual a todos os outros do nicho, nunca irá se destacar.

Caso esteja perdido para alimentar as suas redes com conteúdos diferentes dos concorrentes, organizar a sua comunicação pode ajudar.

 

  • Terás o que dizer

Ninguém te segue para aprender o básico, concorda? É aí que entra a sua grande sacada: falar o que o público quer saber. 

Existem diversas estratégias para inovar o conteúdo nas redes, criando formas de engajamento e mostrando que você é muito mais do que uma marca/profissional qualquer: você se importa em levar informação de qualidade para o seu público

Anote essa dica de ouro: fique por dentro do calendário sazonal e aproveite datas comemorativas do seu nicho, traga curiosidades históricas ou atuais sobre o seu segmento, utilize memes para descontrair e promova a interação dos seguidores em sua plataforma.

 

  • Saberás usar a hora certa ao seu favor

Suponhamos que você esteja com o planejamento estratégico pronto para ser publicado, mas um acontecimento urgente e que tem total relação com a sua marca/empresa/negócio está na boca do povo. Por exemplo:

Você tem uma loja de produtos para cabelos em transição capilar, e o principal escopo da sua loja é mostrar que somos lindos com qualquer tipo de cabelo, especialmente o cabelo natural. O seu post para sair amanhã foi preparado para informar as pessoas sobre a importância de usar babosa para hidratar os fios, mas ontem à noite as redes bombaram com a discussão em algum reality show famosíssimo sobre a aceitação do black power. Você não acha que será muito mais prazeroso para o seguidor interagir sobre um fato recente do que continuar com o conteúdo planejado?

Use os acontecimentos ao seu favor. Vale a pena modificar o cronograma para dar voz ao conteúdo atual: isso se chama timing! Ao aderir essa estratégia, você mostra aos seguidores que é antenado e participa de pautas atuais.

 

  • Deverás construir relacionamentos

O objetivo mais importante do marketing de conteúdo é poder construir uma aliança entre o que você posta e o que o seu seguidor consome.

Entregar uma postagem que resolva um problema, que informe uma curiosidade, que complemente suas necessidades e que os inspirem a tomar atitudes e serem pessoas melhores estimula a mostrar a sua importância nas redes. 

Quando você tem um relacionamento ativo com o consumidor, ele passa a promover a sua marca em pequenas coisas cotidianas. E não há nada melhor do que aquela indicação boca a boca.

Como nem tudo são flores, para construir um bom relacionamento é preciso ter paciência, constância e calma. Veja os feedbacks negativos como uma oportunidade de crescimento. Reconhecer possíveis erros e estar apto para solucioná-los mostra preocupação e proatividade.

Não esqueçamos do 6º mandamento: compartilharás este texto para atingir mais pessoas e juntos, fazermos da internet um meio de conhecimento, relevância e interação.

Mas, se você ainda tiver dificuldade para mergulhar no marketing de conteúdo, estamos aqui para fazer isso por você. Somos uma empresa especializada em trazer as soluções estratégicas que o seu negócio precisa. Você sabe como contratar uma boa agência de marketing?

____

Esperamos que, com esses mandamentos, você consiga se destacar no marketing de conteúdo. Quais desses princípios é o mais importante para você? 

Quer aperfeiçoar o seu conteúdo nas redes? Entre em contato com a Atena para saber mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing

Sobre o autor: Giovanna Cavalcanti

Giovanna é estudante de Publicidade e Propaganda e faz parte do time de conteúdo na Atena. Adora escrever sobre temas atuais, trabalhar ouvindo música e dar boas gargalhadas entre uma pauta e outra.

Deixe um comentário