6 aplicativos que vão organizar a sua vida

Organização é a chave para uma rotina mais otimizada e, consequentemente, mais produtiva. Algumas pessoas têm esse talento natural no sangue (ou melhor, na mente) e não dependem de muito suporte. Não é o meu caso, que paraliso sem uma agenda ou qualquer ferramenta que me permita visualizar tópicos e inserir um “check” emancipador neles.

Pensando em pessoas que, como eu, precisam de ferramentas para atingir e potencializar a sua organização evolutiva interna, ou na categoria que ainda não é mesmo organizada, nem mesmo em espírito, mas quer chegar lá, preparei uma lista de seis aplicativos que me têm sido muito úteis (para aspectos diferentes da vida) e complementares na nobre função de me virar nos trinta diariamente. Espero que sejam úteis a vocês também!

  1. Any.do

Esse aplicativo é o meu queridinho há anos. Se você é “a louca” das listas de afazeres e gosta de dividir sua vida por categorias, esse pode ser seu novo melhor amigo. Ele permite criar listas temáticas com tópicos que permitem classificar prazos e até fazer anotações. Eu uso para dividir minhas pendências em todos os aspectos da vida: trabalho, pessoal, acadêmico, projetos, clientes. São como “gavetas” que vão te ajudar na hora de organizar as obrigações. Também tem uma versão para desktop que eu adoro, pois transforma minha tela em um grande painel de “to do lists”. Tem uma versão premium, que deve ser tudo de bom (nunca usei), mas a gratuita já quebra muitos galhos.

2.  Wunderlist

Wunderlist é outro aplicativo coringa que pode ser usado para muitas coisas, desde listas de rotina até listas profissionais em equipe, já que permite esse compartilhamento entre pessoas. Tem um layout muito agradável e intuitivo. Eu, particularmente, utilizo esta maravilha para listas do dia a dia, como “Supermercado”, “Coisas para resolver”, “Livros para ler”. Uma dica: como o aplicativo permite você finalizar tarefas que continuam arquivadas e podem ser “resgatadas”, é bacana usá-lo para listas com tópicos recorrentes, porque você não precisa reescrevê-los quando precisar retomar a atividade: é só resgatar no “arquivo morto” da lista com um clique.

3. Evernote

O Evernote é uma ferramenta bacana para quem não é mais tão adepto aos cadernos físicos. Esse aplicativo permite criar pastas e segmentá-las por temáticas. E então você pode criar arquivos com anotações sobre o que quiser. Eu costumo usar para fins acadêmicos. Além do texto digitado, a ferramenta permite gravar áudio, fotos e até desenhar. Ideal para quem possui material de estudo multimídia.

4. Trello

O Trello já é um aplicativo cujas funcionalidades podem ser melhor aproveitadas em um trabalho em equipe. É muito útil para obrigações que envolvem várias pessoas, já que você tem a possibilidade de criar times e, em cada time, quadros. Em cada quadro, você pode criar listas. E em casa lista, cards. Ficou confuso? Vou exemplificar. Você pode criar um time com pessoas do seu trabalho. Um quadro com pessoas do seu setor, especificamente. Dentro do quadro, você pode criar listas como, por exemplo, “por fazer”, “em andamento”. E dentro de cada lista, pode criar os cards com as atividades em questão. Ficou mais simples? Então vai conhecer essa belezinha, que é muito melhor aproveitada na versão para desktop, mas também tem um aplicativo que ajuda bastante. Ah! No Trello você consegue marcar componentes do time, estipular prazos, criar checklists e muito mais. É o paraíso da organização em grupo.

5. Google Agenda

Google Agenda é o aplicativo que uso para marcar compromissos que têm data e horário. Ele permite compartilhar o compromisso com outras pessoas e também envia lembretes, o que pode ser muito útil para os mais esquecidos. É semelhante ao aplicativo Calendário do iOS, mas possui mais funcionalidades e possibilidades – já que não é restrito a quem usa iPhone.

6. Google Keep

Este é o aplicativo das notas aleatórias. Se você frequentemente precisa guardar informações soltas e sempre acaba esquecendo onde anotou, esse aplicativo é para você. Ele é semelhante ao “Notas” do iOS. Tem um design bonito e uma finalidade que pode ser útil a quem quer organizar os pensamentos e informações que ainda não têm lugar certo na vida. Joga no Keep.

Sobre o autor: Andressa Vieira

Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema, Marketing Estratégico e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora da Atena.

Deixe um comentário