Como a pesquisa por voz pode te ajudar a conquistar o topo

Nos últimos anos, a forma como buscamos informações na internet tem passado por uma revolução silenciosa, mas significativa e que tende a transformar o jeito com que lidamos com a internet: a pesquisa por voz.

Com essas assistentes virtuais, como Google Assistente, Siri e Alexa, se tornando parte integrante de nossas vidas, é essencial também fazer com que os criadores de conteúdo compreendam e otimizem seus materiais para essa tendência crescente.

Para entender tudo isso, nesse texto exploraremos o que é a pesquisa por voz, o porquê de estar se tornando cada vez mais popular e como você pode adaptar seu conteúdo e estratégias de SEO para se destacar!

Entenda a pesquisa por voz

A pesquisa por voz, também conhecida como voice search, é um método de busca de informações na internet usando comandos de voz em vez de digitar palavras-chave em um mecanismo de busca.

Isso é possível graças aos assistentes virtuais, que interpretam a fala do usuário e fornecem resultados relevantes. Os dispositivos mais comuns para realizar pesquisas por voz incluem smartphones, tablets e alto-falantes inteligentes.

E existem variadas razões pelo qual esse método de pesquisa ganhou um destaque surpreendente nos últimos anos. Confira algumas dessas:

Velocidade e Conveniência

Pesquisar por voz é até 3,7 vezes mais rápido do que digitar, o que implica em uma cumplicidade com a agitação da vida moderna, onde as pessoas valorizam cada vez mais a conveniência, a eficiência e a praticidade.

Aumento do Uso de Dispositivos Móveis

É sabido que o uso de dispositivos móveis superou os computadores de mesa, o que automaticamente fez a pesquisa por voz se destacar mais ainda, afinal, ela tem integração direta com esses dispositivos, tornando-a uma escolha natural para muitos.

Avanços na Tecnologia

A inteligência artificial e o aprendizado de máquina tornaram os assistentes virtuais mais inteligentes e capazes de compreender melhor as intenções dos usuários.

Inclusão

A pesquisa por voz é uma solução inclusiva principalmente para pessoas com deficiências visuais, motoras ou cognitivas, dando a permissão para elas acessarem informações sem a necessidade da digitação.

Interfaces de Conversação

O crescimento das interfaces de conversação, como chatbots e assistentes pessoais, é outro fator contribuinte para a adoção da pesquisa por voz, pois contribui também com sua facilidade e aperfeiçoamento.

Homem falando com rádio

Como isso afeta o SEO?

A pesquisa por voz não exige uma estratégia de SEO totalmente nova, mas implica algumas adaptações importantes. Vamos conhecer algumas delas?

Palavras-chave em formato de perguntas

Como as pesquisas por voz frequentemente começam com perguntas, a otimização de seu conteúdo para responder a perguntas específicas relacionadas ao seu nicho pode facilitar as buscas.

Palavras-Chave de cauda longa

As pesquisas por voz tendem a ser mais longas e detalhadas, portanto, incorporar palavras-chave de cauda longa em seu conteúdo para capturar consultas mais específicas é uma boa dica.

Featured snippets

Os assistentes virtuais frequentemente extraem respostas diretas dos resultados de pesquisa, portanto, é muito importante otimizar o conteúdo para aparecer como um featured snippet no Google.

Linguagem Conversacional

Escrever em um tom de voz mais natural e conversacional é fundamental para se adequar às interações por voz, gerando resultados mais concisos e eficientes.

Google Meu Negócio

Para quem tem um negócio local, é essencial se certificar de otimizar o perfil no Google Meu Negócio, para então melhorar a visibilidade da empresa em pesquisas por voz locais.

Adaptações para diferentes assistentes virtuais

Com a variedade existente no mercado, é preciso entender que cada assistente virtual tem suas próprias peculiaridades e preferências. Por isso, separamos as mais conhecidas para mostrar formas de otimizar a chegada ao encontro de resultados desejados:

Google Assistente

  • Foque em perguntas frequentes relacionadas ao seu nicho;
  • Otimize para aparecer nos “Featured Snippets”;
  • Certifique-se de que seu perfil no Google Meu Negócio esteja atualizado.

Siri

  • Priorize respostas curtas e concisas;
  • Use palavras-chave específicas;
  • Certifique-se de que seu site seja otimizado para dispositivos móveis.

Alexa

  • Crie habilidades personalizadas para a Alexa;
  • Otimize seu conteúdo para respostas diretas e breves;
  • Considere o uso de Flash Briefings para divulgar seu conteúdo.

Assistentes virtuais

Conquiste o domínio da pesquisa por voz

Como deu para perceber, a pesquisa por voz está se tornando cada vez mais presente em nosso dia a dia e, para se manter relevante e visível para os usuários que a utilizam, é essencial adaptar suas estratégias de SEO e criar conteúdo que atenda às suas necessidades.

Não deixe de acompanhar as mudanças no comportamento dos usuários e dos avanços das tecnologias de assistentes virtuais, assim é possível garantir a produção de um conteúdo sempre adaptado para as maiores novidades.

A pesquisa por voz é mais do que uma tendência passageira, faz parte da revolução na forma como interagimos com a tecnologia e a informação online. Portanto, não deixe de estar preparado para aproveitar o melhor dessa oportunidade, hein?!

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre isso! (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing.

Vem com a gente!

Sobre o autor: Ricardo R. Nunes
Ricardo é estagiário de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo digital
Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?
Jornalismo e crítica cultural
Gestão do tempo e organização
Como tirar o seu projeto do papel
Marketing para projetos culturais
Divulgação de projetos
Escrita para Web
Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores