Humanização: a chave para sua marca se destacar e gerar valor aos clientes

Quando se trata de buscar conceitos que mostram a essência e fazem as marcas encontrarem o destaque no ambiente digital, é sempre necessário ir de encontro à humanização que há em cada uma!

Isso faz parte da intenção de trazer a empresa para mais perto de seus clientes, com empatia e autenticidade, estabelecendo uma conexão genuína e única.

E isso tudo vai muito além de uma estratégia de marketing, é uma abordagem que permeia todas as interações e comunicações da marca, contribuindo para criação de uma identidade única e diferenciada.

Quer saber mais como humanizar seu negócio o fará ter os holofotes voltados para si? Então continue a leitura!

Mulher apontando para sua frente

Encontre as práticas da humanização no dia a dia

Ter em mente que os clientes valorizam marcas que os tratam como seres humanos, entendem suas necessidades e se preocupam com seu bem-estar é um passo inicial para esse propósito de humanizar seu negócio.

E levar isso à prática é tomar ações no convívio entre marca e público-alvo. Confira o que você precisa fazer para dar início a essa conexão:

  • Defina um tom de voz adequado para se comunicar e o faça refletir a personalidade da marca, ressoando com seus valores;
  • Ofereça um atendimento personalizado, seja nas redes sociais, no site ou em outras plataformas digitais;
  • Responda às dúvidas, críticas e elogios dos clientes de forma atenciosa e ágil, demonstrando interesse genuíno em ajudá-los;
  • Crie conteúdos relevantes e interativos, que agreguem valor aos clientes, compartilhando histórias, experiências e informações úteis, para assim, estimular a participação e o engajamento;
  • Faça o potencial de suas redes sociais crescerem ao promover a interação e o diálogo, fazendo perguntas, respondendo comentários e incentivando o compartilhamento de opiniões.

As marcas te mostram como tudo acontece

Existem diversas marcas que se destacam pela sua humanização e se posicionam como autoridades em seus segmentos de mercado. Isso porque todas enxergam cada vez mais o alto potencial que isso pode trazer na conexão com os clientes.

A Netflix, por exemplo, faz uso de tom de voz descontraído e autêntico em suas redes sociais, criando conteúdos personalizados, trazendo recomendações do seu catálogo com base nos interesses individuais dos usuários, gerando uma conexão única.

Já a Dove, referência de humanização, promove seus cosméticos exaltando a diversidade e a beleza real de cada um, focando em campanhas que abordam questões sociais importantes, estimulando a aceitação própria e a confiança nas pessoas.

Aqui no Brasil, temos o clássico exemplo da Lu do Magalu, da empresa Magazine Luiza. Por meio da personagem, a marca se popularizou de um jeito único do país, desde campanhas e memes, o que a levou a colecionar milhões de seguidores nas redes sociais.

Use a chave da humanização!

O Web Summit Rio aconteceu em abril deste ano e foi marcado por grandes discussões sobre o futuro do marketing digital, mas você sabe o que ficou garantido como uma das tendências da área para o próximo ano? A humanização!

Ao mesmo tempo em que a tecnologia avança com o aprimoramento da Inteligência Artificial, cresce cada vez mais a necessidade de manter o sentido humano dentro deste âmbito.

Então, aproveite e faça com que essa seja a vantagem de sua marca, investindo na criação de um branding com soluções humanizadas. E a Atena pode ser um grande parceiro seu nesse processo!

Nós estamos preparados para construir sua presença no meio digital de forma autêntica, empática e cativante, que gere valor para seus clientes e diferencie sua marca no mercado.

Se quer saber mais sobre como usar tudo isso a seu favor, entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing.

Vem com a gente!

Sobre o autor: Ricardo R. Nunes
Ricardo é estagiário de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo digital
Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?
Jornalismo e crítica cultural
Gestão do tempo e organização
Como tirar o seu projeto do papel
Marketing para projetos culturais
Divulgação de projetos
Escrita para Web
Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores