Todos nós sabemos que a competitividade no mercado é cada vez maior, por isso, é tão importante buscar o destaque entre as alternativas e marcar o seu espaço. O posicionamento de mercado é um passo essencial e muitas empresas já executam esse plano!
Por esse caminho, é possível encontrar os diferenciais competitivos e os valores para o público-alvo da empresa, com tudo isso acontecendo aliado a um olhar para frente, na busca pelo melhor no futuro.
Quer saber mais a importância desse posicionamento, como defini-los e exemplos práticos para serem adotados? Então continue essa leitura!
Entendendo o posicionamento de mercado
O posicionamento de mercado é uma possibilidade de fazer a empresa direcionar seus esforços a ser uma referência, mostrando seu valor único e apresentando os motivos que a diferenciam das outras. É assim que são criadas estratégias de comunicação mais precisas e eficientes, facilitando a captação e fidelização de clientes.
Para definir esse posicionamento, é preciso analisar a proposta de valor e como está o alinhamento com as necessidades do público-alvo. E, para complementar ainda mais o processo, também é necessário ter uma noção completa de quem é a concorrência.
Com a informação sobre outras empresas, você saberá o que pode fazer para se diferenciar delas. Juntando isso às necessidades dos clientes e suas motivações, já temos uma importante parte feita, agora é colocar em prática!
Saiba a melhor maneira para se posicionar
Você já percebeu que todo esse trabalho é bastante minucioso, que precisa de um conhecimento com detalhes e ações que fazem a diferença no processo, certo?! E, para fazer tudo isso, o ideal é que você não esteja só.
É aí que entra o trabalho de uma agência especializada em branding e marketing!
Com esse auxílio, será possível fazer com que o reconhecimento de cada um desses detalhes seja feito com uma equipe profissional, que domina as estratégias e está pronta para alavancar seu negócio.
O trabalho em conjunto da agência com a empresa possibilitará análises do mercado, desenvolvimento de um planejamento estratégico e definição das melhores alternativas de comunicação para o público-alvo. Ou seja, tudo que é necessário.
O posicionamento irá te estabelecer!
Com a definição do posicionamento de marca, agora é o momento de se comunicar de forma eficiente com o público-alvo, ressaltando tudo que já foi estudado até então, para reforçar a proposta de valor da empresa e construir uma imagem sólida e coerente.
Aqui, seu negócio tem que ser de transparecer clareza e consistência, usando mensagens simples e objetivas que reforcem todos os pontos já discutidos.
A Nike, com o “Just Do It”, por exemplo, tem entre suas propostas incentivar pessoas a serem ativas e desafiarem seus limites, para isso, oferece produtos e campanhas que motivam seus consumidores a buscarem por suas ações.
A Netflix, por exemplo, é uma plataforma de streaming de conteúdo audiovisual que revolucionou a forma de consumir televisão. Seu posicionamento foca em oferecer um vasto catálogo de produções entre conteúdos adquiridos e originais. Dando a possibilidade de cada um viver sua experiência, a plataforma tornou-se uma referência.
Um exemplo brasileiro é o banco Itaú, trazendo o conhecido “Feito para você”, o que exemplifica a ideia de uma instituição confiável, personalizada e sólida, estabelecendo uma relação fiel com seus clientes.
Enquanto isso, a Natura é uma empresa brasileira de cosméticos altamente comprometida com a sustentabilidade e com a valorização da beleza natural. É por isso que a marca diz “Bem estar bem”, simbolizando o bem-estar de seu público através de conexões que ressaltam o melhor de cada um.
É assim, exibindo essa praticidade e determinação que você consegue entrar para vida e para a história de seus clientes!
Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing.
Vem com a gente!