O BeReal pode ser um lugar para promover minha marca?

Uma nova rede social surgiu em 2020, mas só agora, em 2022, teve seu boom e tem ganhado cada vez mais novos usuários. Trata-se do BeReal.

A plataforma, que já passa dos 5 milhões de usuários pelo mundo, tem conquistado as pessoas por sua praticidade de uso e pela proposta diferenciada das demais redes sociais.

Mas a grande questão é: será possível usar o BeReal a favor de uma marca?

Primeiro, vamos entender como o app funciona

No BeReal, os usuários recebem uma notificação avisando que têm 2 minutos para postar uma foto, ou como o próprio app chama, um BeReal. Quando a foto vai ser feita, ao invés de apenas uma, são registradas duas, uma na câmera frontal e outra na traseira.

Após ter o BeReal postado, o usuário tem a permissão de ver o que seus amigos também publicaram. Essas fotos costumam estar disponíveis por 24 horas, mas o tempo varia de acordo com a chegada de uma nova notificação, que é simultânea para todos.

É também possível postar uma foto atrasado, e o app avisará aos seus amigos sobre isso, além de mostrar quantas vezes a pessoa repetiu seu BeReal antes de publicá-lo. Tudo para tentar ser o mais transparente possível.

Mas esse é um espaço para se promover?

Sendo uma rede social que não utiliza algoritmos para seus usuários, não permite ligações com outras redes sociais e não dá oportunidade de alternativas, como filtros nas fotos, o BeReal parece ser uma grande complicação quando se pensa sobre como usá-lo para venda.

Seu surgimento se deu especificamente numa época em que a discussão sobre como influenciadores digitais têm se tornado um mercado cada vez mais popular. Muitos se utilizam das plataformas para pregar um estilo de vida irreal e distante das possibilidades, no entanto, isso não quer dizer que todos se comportem da mesma forma.

Mulher fazendo uma foto com celular

Descobrindo as vantagens de ser real

Mesmo que ainda não seja permitido os anúncios dentro do BeReal, é possível encontrar maneiras de usá-lo a favor de seu negócio

Uma delas é proporcionar ao público a sensação de proximidade, fazendo postagens sobre o dia a dia na empresa, exibindo os bastidores, como no caso de um restaurante, que pode fazer BeReals da preparação de refeições na cozinha.

Agregar pessoas que se identificam com sua marca sempre será uma boa!

É por isso que outra alternativa é criar promoções, com códigos que proporcionem descontos ou que conduzam os usuários até os sites, gerando um movimento e dando abertura para um maior consumo. Isso foi algo que a Elf Cosmetics fez e gerou um número de acessos nunca visto em seu site.

BeReal da Elf Cosmetics

Imagem: Cosmetics/BeReal/AdWeek.

Além da promoção, a Elf Cosmetics enxergou no aplicativo a possibilidade de se comunicar intimamente com o público, passando também a estimulá-lo a fazer postagens usando os produtos. Isso, aliás, é outra forma de agregar engajamento no BeReal…

Ao pedir para que as pessoas adicionem a empresa e mostrem produtos da marca, a rede de alcance cresce e o negócio acaba sendo divulgado também para os amigos dessas pessoas. Uma expansão natural e dentro de um espaço que sem algoritmos!

E então, qual sua opinião sobre o BeReal? Acha que vai pegar mesmo? Acredita no potencial para se tornar um espaço a ser investido e quer uma consultoria completa de ações de marketing para o seu negócio? Fale com a gente pelo nosso Instagram @atena.marketing ou entre em contato através do número (84) 2040-1855.

Sobre o autor: Ricardo R. Nunes
Ricardo é estagiário de conteúdo.

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores