O Call to Action pode mesmo fazer a diferença?

O marketing digital é repleto de ações que podem ser imperceptíveis, mas repletas de significados. Uma dessas é o CTA (call to action).

Em tradução livre, seu significado é “chamada para ação” e, como o nome já diz, funciona de convite para realização de algo.

Sua função pode ser aplicada em diferentes momentos, desde a compra de um curso ou se aprofundar numa explicação. Independente do motivo, o CTA tem grande importância na hora de fisgar o público. Quer saber mais? Então segue lendo!

Os meios do CTA para garantir sua eficácia

Viu o final do último parágrafo? Foi um exemplo de como podemos usar o CTA. Sua funcionalidade propõe essa captação de atenção e tem vários motivos pelo qual você deve passar a utilizá-lo!

O call to action proporciona interação com o público, principalmente se sua intenção é usar redes que façam isso acontecer de forma mais direta, como no Telegram. Em um canal desses, percebendo a proximidade, as pessoas irão se sentir confortáveis pelo fácil contato e sua empresa ganhará confiança.

Outro motivo é conhecer melhor seu consumidor. Seja através de formulários ou testes, o que vale é saber com quem você está lidando para deixar seu negócio atrativo.

Peças com uma se destacando

Um antigo conceito que ainda é bastante eficaz

Um meio certeiro de agir com o CTA é através da AIDA, que pode até ser um conceito antigo, no entanto, continua super eficiente quando o assunto é captar público!

AIDA significa atenção, interesse, desejo e ação. Na atenção, invista no valor de seus recursos para atrair as pessoas, já no interesse, é a hora fazer as pessoas enxergarem esse valor do seu negócio.

Com o desejo, é criado a ligação do público à vontade de consumir o seu produto, enquanto a ação se encarrega de incentivar a de fato acontecer esse consumo.

Mulher segurando balões

A chamada para ação posta em prática

Pondo em prática esses pontos, você entende como o CTA poderá ser fundamental para a estruturar seu marketing digital. Mas as coisas ainda não ficaram claras? Veja aqui alguns exemplos super eficientes.

Botões das redes sociais em sites, com cores que se diferenciam e expondo números de seguidores, podem ser uma boa, pois, além de chamar atenção, farão o público ver como suas redes já têm uma quantidade de usuários fiéis.

Oferecer uma newsletter no site também é uma excelente saída. Fazendo a combinação de um texto, com uso de palavras fundamentais para se conectar com seu público, a um espaço para assinatura chamativo, é possível conquistar um novo assinante rapidamente.

Bateu o interesse em se aprofundar ainda mais em como aproveitar o máximo de CTA do seu negócio? Fale com a Atena através de nosso instagram @atena.marketing ou pelo nosso telefone (84) 2040-1855! 

Sobre o autor: Andressa Vieira
Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema, Marketing Estratégico e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora da Atena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo digital
Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?
Jornalismo e crítica cultural
Gestão do tempo e organização
Como tirar o seu projeto do papel
Marketing para projetos culturais
Divulgação de projetos
Escrita para Web
Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores