O seu público está em todas as plataformas digitais?

De acordo com uma pesquisa publicada em 2021 pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), cerca de 81% da população brasileira com 10 anos ou mais, está conectada à internet

Isso equivale a cerca de 152 milhões de usuários, um número que rapidamente abrilhanta os olhos dos profissionais do Marketing Digital. E apesar de ser um número chamativo, não quer dizer que você precisa alcançar todos esses usuários!

Todo mundo tem as suas necessidades e cada um está à procura de diferentes serviços, ou seja, nem todos os usuários vão ter interesse no seu produto. 

Por isso, é fundamental buscar estratégias bem definidas na hora de colocar um projeto de Marketing Digital para frente.

É preciso marcar presença em todas as plataformas digitais?

Ilustração redes sociais

A sua presença nas diferentes plataformas digitais depende do seu objetivo e de qual público você deseja alcançar e do conteúdo certo

Na maioria das vezes, a resposta é não: você não precisa estar em todas as plataformas digitais. Cada plataforma tem características específicas que levam os usuários a estarem ou não nela.

Veja quais são as principais plataformas com maior alcance atualmente:

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
  • Blog

Por exemplo, se a sua empresa é uma loja de roupas e você deseja ampliar seu canal de vendas que possui um público mais adulto, talvez o TikTok não seja a plataforma ideal para você, mas com certeza o Instagram será. 

Porém se você for um Influenciador Digital e deseja que o seu nome e/ou marca sejam mais reconhecidos entre os jovens, o TikTok é o lugar ideal para você.

Para entender mais sobre o TikTok e como utilizá-lo como estratégia de Marketing, acesse o nosso conteúdo “TikTok e Marketing Digital: seu match?”

Como encontrar o meu público?

Ilustração interação por rede social

Estude a sua marca e as plataformas digitais. Para qualquer trabalho de Marketing Digital você precisa saber entender e reconhecer os desejos do seu público-alvo e também, das suas personas.

Se você reconhece que a sua marca tem um apelo jovem, aposte em plataformas que esse público mais consome, como o TikTok e Instagram. Já se o seu foco for um público mais maduro, crie estratégias para o Facebook, Instagram e Blogs.

Para encontrar o seu público, conte com a ajuda de ferramentas que facilitam essa procura, como:

  • Google Trends;
  • Palavras-chave no Keyword Planner;
  • Mindminers;
  • Audience Insights Facebook;
  • Newsletter;
  • Pesquisa com seus clientes.

Aproveite para ouvir os seus clientes e fazer perguntas chave para entender melhor as necessidades de cada um e o que eles têm em comum. Além disso, você pode usar ferramentas disponíveis nas redes sociais que você já utiliza, como o Instagram Stories, caso você já use o Instagram.

Entender os hábitos de consumo também é um ponto importante para traçar metas, objetivos, linguagens e tráfego. Se a empresa tem uma proposta de valor superior, ela precisará ter uma linguagem mais sofisticada para se adequar ao público.

Quer aumentar os seus conhecimentos em Marketing Digital para a sua marca? Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou nos acompanhe pelo Instagram: @atena.marketing

Sobre o autor: Larissa Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo digital
Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?
Jornalismo e crítica cultural
Gestão do tempo e organização
Como tirar o seu projeto do papel
Marketing para projetos culturais
Divulgação de projetos
Escrita para Web
Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores