Algoritmo do Instagram: qual é o seu impacto?

Para começar este artigo, vamos conversar sobre o que é algoritmo? Você sabe o que é? Algoritmo pode ser definido como um conjunto de regras e procedimentos lógicos a serem seguidos para se chegar a solução de um problema.

Uma receita de bolo, por exemplo, pode ser considerada um algoritmo, pois é um passo a passo de um processo com um resultado: o bolo quentinho.

No caso de redes sociais, o algoritmo é um código de programação que serve para dar instruções à plataforma sobre como organizar o conteúdo presente nele – fornecido pelos usuários – e como proporcionar uma boa experiência de usabilidade.

Com cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o Instagram é uma plataforma essencial para uma estratégia de marketing digital de sucesso na atualidade. Conhecer seu mecanismo de funcionamento se faz necessário para ter melhores resultados e tomar decisões mais acertadas e realmente chegar ao seu público.

Algoritmo do Instagram

Desde sua criação em 2010 até 2016, a organização do conteúdo do Instagram funcionava a partir apenas da temporalidade das postagens dos usuários. A partir de 2016 a plataforma implementou um algoritmo para gerir seu funcionamento. O algoritmo do Instagram é uma forma automatizada de seleção de conteúdos, a partir de alguns critérios.

Alguns desses critérios já foram revelados pelos porta-vozes da plataforma, são eles a temporalidade, o engajamento e o relacionamento. Vamos falar mais deles daqui a pouco!

Essa mudança no Instagram em 2016 teve como objetivo fornecer ao usuário conteúdos de maior relevância, ou seja, repassar material que o usuário tivesse mais interesse em visualizar e interagir. O algoritmo do Instagram é, portanto, responsável por interpretar o comportamento dos usuários e sugerir postagens que sejam do seu gosto.

Por exemplo, dois perfis que sigam as mesmas pessoas e marcas não visualizarão o mesmo conteúdo ao acessarem a plataforma. A forma que cada um usa o Instagram e interage com os conteúdos presentes faz uma trajetória única. Cada Instagram é, portanto, personalizado.

 

Vamos conhecer mais sobre o algoritmo do Instagram?

 

Critérios do algoritmo

Os seguintes elementos são presentes no algoritmo do Instagram:

1. Temporalidade

Apesar da cronologia não ser mais o único fator organizador do conteúdo do Instagram, a temporalidade ainda é um dado muito importante para a rede. Afinal a plataforma não quer que os usuários vejam material antigo e desatualizado. A novidade é uma das características do conteúdo do Instagram, quanto mais recente o material mais fácil dele ser visualizado.

 

2. Engajamento

A quantidade e qualidade da interação com o conteúdo também é um fator muito importante para o Instagram. Quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos o conteúdo recebe nas primeiras horas, mais relevante ele é considerado pela plataforma e assim chega a mais pessoas.

 

3. Relacionamento

 

Outro fator importante para o Instagram são os relacionamentos que temos na rede, ou seja, com quem demonstramos ter mais proximidade. Isso é percebido pela plataforma por meio das pessoas e marcas com que mais interagimos: curtimos, comentamos, compartilhamos, marcamos em fotos ou stories, enviamos mensagens (DM), fazemos buscas, visualizamos o perfil etc.

 

Estratégias no Instagram

 

 

Apesar de diminuir a previsibilidade de como e para quantas pessoas o conteúdo vai chegar com a implementação deste algoritmo, ele trouxe algumas vantagens.

Por exemplo, antes, quando o único critério era a temporalidade, a sua postagem só tinha audiência nas primeiras horas, já que as demais pessoas não rolavam a página da plataforma, o famoso feed, até ver conteúdos mais antigos. Com o algoritmo, bons conteúdos aparecem para mais usuários por mais tempo, pois ganham relevância.

O importante então é considerar os elementos que compõem o algoritmo do Instagram e trabalhar sobre eles. Como podemos fazer isso?

 

  • Investigar quais os melhores horários de publicação para o seu público e para cada tipo de conteúdo a partir das métricas e de testes.
  • Estudar qual o seu público alvo, desenvolvendo sua persona, para saber quais conteúdos e em que formatos eles são mais atrativos.
  • Criar conteúdo com qualidade tanto visual, quanto textual. Busque materiais que gerem curiosidade, que divirtam ou informem.
  • Estimule o engajamento com conteúdos que gerem respostas do público como comentários e compartilhamentos.
  • Se relacione com seus clientes e outras marcas, você também deve ser um usuário ativo na rede.
  • Use os diversos recursos da plataforma como stories, IGTV, Lives e Reels.

 

Gostou das nossas dicas? Quer uma ajudinha para impulsionar a sua marca no Instagram? Entre em contato com a Atena Marketing e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing

Sobre o autor: Isadora Morena
Jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apaixonada pela palavra escrita e pela cultura brasileira.

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores