Percepção de valor: o que muda para o cliente?

A competição em uma sociedade capitalista leva a novas nuances a respeito do consumo. A percepção de valor é uma das coisas mais importantes, especialmente por influenciar na decisão de um ser humano.

Neste texto vamos entender:

  • Qual a importância da percepção de valor?
  • Qual é a diferença entre preço e valor?
  • 6 razões pelas quais alguém pagaria mais caro por um produto
  • Como funciona a percepção de valor na prática?

Quer saber mais a respeito deste assunto? Vem com a gente!

Qual a importância da percepção de valor?

Fotografia colorida de carrinho de compras com pacotes e caixas.

O que faz você escolher uma marca em detrimento de outra? Em qual momento você toma a decisão? Essa decisão é racional, emocional ou um pouco de cada? O que faz você optar por um produto mais caro do que outro com funções parecidas?  

A compreensão a respeito de percepção de valor é estudada há décadas no meio publicitário e faz parte de um estudo muito complexo que leva em conta tanto o próprio produto/serviço, quanto o público e suas necessidades, seus valores e tendências.

No processo de entender a percepção de valor do seu produto/serviço é importante entender como a sua empresa causa impactos positivos (mesmo que mínimos ou irrelevantes) na vida pessoal de cada um.

Valor x Preço

Fotografia colorida de mulher surpresa segurando várias sacolas de compras.

Por mais que pareçam sinônimos à primeira vista, “valor” e “preço” são coisas muito diferentes.

Preço diz respeito à precificação, ou seja, o valor monetário que será gasto em troca de um produto ou serviço. Apesar de ser uma decisão baseada em custos, estatísticas e lucro, o preço também é decisivo na percepção de valor. Veremos isso a seguir.

Valor é uma percepção. É uma leitura que todos nós realizamos que está relacionada ao cálculo de “custo-benefício”. Mais do que uma troca monetária, o valor está ligado ao que espero receber: status, qualidade, boas sensações, facilidades, experiência de compra ou atendimento, conquistas… 

No fim das contas, o valor é uma percepção de felicidade e bem-estar em relação a algo que foi ou será adquirido.

6 razões pelas quais alguém pagaria mais caro por um produto

Fotografia colorida de um homem usando um computador e com semblante feliz. Ele está sentado de joelhos cruzados em um fundo vermelho.

Facilidade na hora da compra. 

Ninguém gosta de burocracia ou complicações: quanto mais fácil, mais agradável a experiência, o que aumenta o senso de “valor”. Oferecer uma estratégia omnichannel (tanto em publicidade quanto em possibilidades de compras) é o que está em tendência.

Agilidade. 

O produto chega mais rápido? O serviço é realizado imediatamente? Ninguém gosta de esperar.

Vale a pena, por exemplo, pensar nas inúmeras iniciativas da Amazon para acelerar o processo de entrega de produtos. O ideal é não apenas atender as expectativas do cliente, mas superá-las.

Prestígio e status. 

Você já percebeu como os aparelhos eletrônicos da Apple ficam cada vez mais caros e continuam sendo vendidos à exaustão? Isso diz respeito a uma criação de valor muito bem sucedida que atribui o preço à uma noção de exclusividade e qualidade. 

Vale ressaltar o fato de que a cultura de uma sociedade também afeta essa percepção de valor, como o fato do produto Apple no Brasil ser muito mais caro que em outros países no mundo. O mesmo acontece com muitos outros produtos e marcas.

Soluções para problemas. 

Como mencionamos anteriormente, quando a sua empresa se propõe a solucionar problemas, a percepção de valor aumenta. Não nos referimos somente a soluções práticas — como limpar a casa mais fácil ou obter os aplicativos mais recentes em um celular — mas também soluções abstratas

Exemplos: consumir o refrigerante Coca-Cola torna os seus momentos em família mais felizes. Usar cartão de crédito MasterCard cria possibilidades e realiza os seus sonhos, que não têm preço. E assim por diante.

Atendimento ao cliente

Esse parece óbvio, mas é cada vez mais importante investir em atendimento inteligente e humanizado. 

As respostas robóticas e criadas previamente podem ser eficientes a curto prazo, mas são irritantes e fazem o cliente perder o estímulo. Enquanto um atendimento mais honesto, empático e proativo torna o cliente mais fiel e predisposto a consumir mais.

Enquanto isso pode aumentar o preço do produto, também aumenta a sua percepção de valor. Percebe como tudo está conectado?

Valores em comum

“Se uma empresa possui valores parecidos com os meus ou propõe soluções para o meio em que eu vivo, ela pode ser mais interessante para mim.”

Isso é o que aponta uma pesquisa da Accenture, All in: Inclusion & Diversity drive shopper habits, em que aponta um fato: pessoas pagariam mais caro por produtos de empresas que investem em diversidade, sustentabilidade e experiência de compra.

Como funciona a percepção de valor na prática?

Fotografia colorida de uma mulher usando um laptop enquanto usa fones de ouvido. Atrás dela, uma estante.

Além dos fatores acima, outras coisas alteram a nossa percepção sobre um produto. 

A identidade visual, por exemplo, é fundamental pois utiliza estudos de psicologia das cores para atribuir valores de maneira subliminar.

Os nomes também são essenciais no processo de escolha. Ele pode ser diferente e exótico (veja o caso a seguir), curto e objetivo, inspirador e chamativo… Tudo varia de acordo com a sua proposta e o seu branding.

Veja que curioso: em uma pesquisa a respeito de nomes de vinhos, o nome mais exótico recebeu classificações mais altas, teve mais intenções de compras pelos participantes da pesquisa e os deixou mais propensos a pagar um preço mais alto. Apenas por causa do nome.

Meme em gif

Por falar em branding, a história atribuída a um produto ou empresa também altera a percepção de valor. Vale a pena conferir os nossos textos sobre storytelling e branded content.

O preço também entra aqui: você sabia que os consumidores se sentem mais atraídos pelo número “9”? Isso está ligado com os chamados “preços promocionais” como R$ 29,99. A percepção é de que o consumidor está pagando menos e recebendo mais, mesmo que isso seja apenas um truque psicológico.

Esta é a parte mais complicada e optamos por abordar de maneira mais superficial nesse texto. Em breve, podemos explicar mais sobre isto aqui no blog — fique de olho!

 

Você gostou desse texto? Deixe um comentário e, se quiser aplicar à sua empresa, converse com a Atena Marketing! Estamos no Instagram, mas você também pode entrar em contato pelo nosso site!

Sobre o autor: Alvaro Hendrick
Alvaro Hendrick é redator, supervisor e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor (tem alguns trabalhos publicados na Amazon e no Medium) e podcaster independente.

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores