Você já deve saber que aqui no blog da Atena pode encontrar de tudo sobre o que é marketing de conteúdo, o que fazer e como aplicar as estratégias certas para alcançar os resultados esperados.
Se clicar aqui, irá encontrar diversos conteúdos ricos e completos para começar a aprender mais sobre essa área que, pouco a pouco, está dando as caras e piscando em letreiro neon “SIM, VOCÊ VAI PRECISAR DE MIM!”
Mas nem só de tentativas e acertos vivem os criadores de conteúdo. Muito pelo contrário, especialmente em um cenário que é novo para muita gente, as chances de errar existem e não são poucas.
Porém, são com os erros que aprendemos a ser cada vez melhores – e não a desistir e voltar atrás. Mas, será que você sabe onde está errando – ou sequer percebeu que tem algo errado?
Talvez você tenha planejado uma estratégia incrível, se dedicado ao máximo para criar um conteúdo bacana para sua marca, mas ainda não obteve o retorno esperado. Se identificou?
Se a sua resposta foi sim, aconselho a continuar lendo este post (e se não, também).
Porque desta vez, em vez de te ensinar como fazer, vamos contar o que NÃO fazer no seu marketing de conteúdo (e que talvez seja exatamente o que está te atrapalhando). Com vocês:
5 dos maiores (e mais comuns) erros na hora de produzir conteúdo digital:
Focar apenas na venda da sua marca e/ou produto
Sim, promover a sua marca e contar os benefícios e qualidades do seu produto é extremamente importante. Mas nem só de autopromoção vive uma estratégia assertiva. Se você quer ter um bom alcance de público e reter clientes em potencial, principalmente no meio digital, é importante conhecer as dores e necessidades do seu público alvo e oferecer conteúdos que conversem com eles, que forneçam as respostas e resoluções para os problemas. Ganhe a confiança, crie autoridade, construa um relacionamento, e só então mostre como seu produto ou serviço pode ajudá-lo.
Não ter consistência nas postagens
Depois de ler todos os posts do blog da Atena, você reuniu a equipe, montou uma super estratégia, escreveu um texto incrível, fez fotos maravilhosas, criou uma super campanha e ganhou a atenção que queria do público. E agora? Continue. Não adianta apostar todas as suas fichas em um só post e depois sumir. Se o seu público te encontrou e passou a te acompanhar, é porque ele gostou do que você tem a oferecer e quer ver mais. Caso contrário, “o botão do unfollow é logo ali”. Portanto, consistência e frequência são as palavras-chave.
Não analisar e estudar as métricas
Sabe aqueles números, gráficos e dados que as redes sociais oferecem sobre o seu perfil? Então, eles não estão ali de enfeite ou para serem visitados uma vez ou outra. E sobre essas mensurações, dois erros são bem comuns: ignorá-las ou focar apenas nos números de vitrine. Utilize os números a seu favor e estude as métricas de forma consistente.
Em vez de focar em ter milhares de seguidores, preste atenção no comportamento deles. Eles estão interagindo com o seu conteúdo? Se sim, como? O que eles estão dizendo, pedindo ou questionando? Quais publicações geraram mais resultados, converteram mais? O que eles gostam mais, como usar o que eles não gostaram para aprimorar sua estratégia? E o mais importante: seu conteúdo está gerando leads ou apenas acumulando likes?
Esperar por resultados imediatos (ou que eles caiam do céu)
Já dizia aquele velho ditado: A pressa é inimiga da perfeição. Principalmente se você está começando agora, não espere resultados imediatos e não deixe a frustração tomar conta da sua força de vontade. Mantenha a consistência e a qualidade do seu conteúdo e tenha paciência. Seu público ainda não te conhece e não sabe que precisa de você, mas conforme você usar as estratégias, formatos e técnicas certas, logo suas publicações ganharão mais alcance, você obterá mais prática e experiência, e o seu planejamento colherá mais resultados.
Importante: sempre preze pelo orgânico. Antes de pensar em comprar seguidores, por exemplo, analise o que é mais importante para a sua empresa: os números do perfil do Instagram ou as conversões de venda?
Esquecer de pensar como um um possível cliente!
Com quem você deseja falar? Para quem você quer vender? Tenha sempre em mente que o seu conteúdo precisa ser atraente e bem direcionado para a sua persona, e não para você. Portanto, coloque-se no lugar de quem está no seu alvo. O que eles estão procurando? O que estão querendo saber? Onde estão buscando?
E mais: pense também como uma ferramenta de busca. Estude e explore as técnicas de SEO para publicar o seu conteúdo de forma estratégica e assertiva, facilitar o direcionamento do seu site/rede social para o seu público e melhorar o seu posicionamento no Google. Esteja onde o seu público está!
Se você se identificou com alguns desses itens acima, não precisa se desesperar! Errar é humano, faz parte do processo, e é até bom para o nosso crescimento e amadurecimento. O problema é insistir no erro! Por isso, agora que você já descobriu onde está falhando, é hora de reestruturar seu planejamento e aperfeiçoar sua estratégia. Inspira, respira e não pira: É errando que se aprende. 😉
E se precisar de ajuda para aprimorar o marketing de conteúdo da sua empresa, entre em contato com a Atena Marketing! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️