Preciso fazer lives para vender online?

No início da quarentena, com o comércio físico de portas fechadas, o Instagram não aguentou o número de lives que seus usuários estavam fazendo para suprir a necessidade de trabalhar com estratégias no offline.

Os profissionais liberais, os empreendedores e as marcas investiram em desenvolver seu próprio cronograma semanal de transmissões ao vivo para se fazerem presente no cotidiano dos seus consumidores. O principal meio de comunicação se tornou as mídias sociais, e a principal plataforma de vendas foram os e-commerces e aplicativos.

Em menos de 30 dias, as marcas que não estavam inseridas no mundo digital se viram obrigadas a desenvolverem suas ações no online, caso quisessem sobreviver à crise.

Uma novidade não tão nova assim

As lives não são estratégias novas quando falamos de marketing digital. Essa relação da marca com o consumidor por meio de transmissões ao vivo já existe do outro lado do mundo, principalmente na Ásia. Quando o assunto são vendas online, a China é pioneira no desenvolvimento dessa tecnologia.

Os chineses já estão acostumados a assistirem lives publicitárias onde um apresentador, que normalmente é uma celebridade ou influenciador digital, utiliza a conta da marca para falar sobre os produtos da empresa e mostrar em tempo real as suas funcionalidades e utilidades.

As marcas estão agregando valor ao seu produto através as lives shops. Faz parte da estratégia de marketing criar um storytelling, um cenário que seja propício a mostrar os produtos e serviços ofertados em alguma ação que desperte no consumidor a vontade de realizar a compra. Tudo isso é apresentando por uma figura pública que está inserida naquele segmento de mercado e que tem um poder de influência e comunicação com o público-alvo.

Então, preciso mesmo me render às lives?

Não necessariamente.

Para vender online, você não precisa obrigatoriamente fazer lives toda semana ou ter todos os recursos tecnológicos disponíveis. O importante é criar estratégias que façam sentido na gestão da marca e também para os seus consumidores – o que varia de empresa para empresa, pois os valores e a forma de se relacionar com o público são diferentes, mesmo que todas busquem o mesmo objetivo: vender mais e vender melhor.

Quer alavancar a suas vendas no mundo digital? Entre em contato com a Atena Marketing e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Amanda Lai Lee

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo digital
Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?
Jornalismo e crítica cultural
Gestão do tempo e organização
Como tirar o seu projeto do papel
Marketing para projetos culturais
Divulgação de projetos
Escrita para Web
Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores