Como começar no Marketing Digital

O Marketing Digital, além de ser uma área lucrativa, também pode te oferecer maior visibilidade para determinada plataforma ou para o seu negócio, de uma maneira geral. Então, se você não quer levar gato por lebre, é importante ter jogo de cintura e todas as artimanhas em mãos para dar o primeiro passo.

Não se engane! As estratégias que serão aqui mencionadas servem tanto para quem está começando quanto para quem já está no ramo. Então, leia tudo atentamente e saia de mente aberta para um mundo recheado de novas possibilidades.

Antes de mais nada, o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é o meio pelo qual uma empresa, serviço ou marca podem estabelecer uma melhor relação com os clientes. As suas técnicas são aplicadas de diferentes maneiras, seja por estratégia de venda, fidelização da clientela, conteúdo, otimização das plataformas de comunicação e até mesmo por e-mail.

De uma maneira bem geral, para que ninguém se sinta perdido neste ponto, é uma estratégia que pode garantir um maior diferencial do seu negócio dentre o mar de possibilidades que todas as pessoas encontram pela internet.

Atualmente, com a facilidade do acesso à tecnologia, inovar acaba se tornando um requisito básico para fazer sucesso e conseguir transmitir o mínimo de informação. Sendo assim, buscar por estratégias que possam te catapultar para o topo das barras de pesquisa é o primeiro passo a ser dado rumo ao sucesso e estabilidade.

Quais os primeiros passos para começar?

Como começar no Marketing Digital

Assim como toda boa estratégia, é sempre importante ter um pequeno guia em mãos. Isso não poderia ser diferente com o Marketing Digital, já que ele é bem amplo e pode soar confuso para quem se depara com ele pela primeira vez. Então, para te ajudar nessa longa caminhada até o topo, vou deixar algumas dicas interessantes e práticas.

Por que uma identidade visual (ID) é importante?

Antes que você se pergunte, eu explico! A ID visual corresponde à imagem visual que deve ser passada para os clientes a respeito da sua marca. É importante ter em mente que ela é fundamental para a construção do Marketing do seu serviço, oferecendo um contexto que esteja totalmente relacionado à metodologia escolhida para o trabalho.

Além de um logotipo, será preciso ter uma visão geral acerca dos elementos básicos como cores, fontes, tonalidades, elementos gráficos e o próprio website. A sua ID será a porta de entrada para o reconhecimento. Já parou para imaginar como seria uma pessoa sem rosto, nome ou identidade? É exatamente isso que acontece com o seu projeto se ele não for bem elaborado!

Ser coerente em todas as mídias

A coerência é um tópico fundamental para que você possa se inserir na área do Marketing Digital. Isso porque, antes de mais nada, é necessário estabelecer um posicionamento para o seu negócio. Diante de todas as mídias que serão geridas por sua empresa, deverá haver uma conexão entre elas, que siga uma mesma linha de raciocínio.

Esta é uma dica muito relevante, principalmente para mostrar aos clientes que eles podem confiar em alguém que tenha total domínio sobre o assunto e possa passar essa segurança para eles. Se você é coerente, então significa que está no controle da situação.

Vários canais X um ou poucos canais

Vivemos em um mundo onde todos, ou pelo menos a maioria, possuem um smartphone, um notebook, um computador ou qualquer outro meio tecnológico de comunicação. Diante de tanta demanda, as redes sociais e plataformas interativas surgem como opção primordial tanto para quem quer apenas se divertir quanto para quem deseja aprofundar o seu negócio.

Atualmente, as redes sociais são um método muito vantajoso de captação de clientes. Pare para pensar um pouco: se você investe em uma plataforma X, irá atingir apenas um público X. Agora, se você investe na plataforma X, mas também na plataforma Y, é possível aumentar a visibilidade, somando o número de frequentadores de X e Y. No entanto, tudo depende da sua disponibilidade para cada investimento: se há verba e tempo suficiente para apenas uma plataforma, é melhor fazê-la bem feita que diluir o investimento em vários canais meia-boa, certo?

Então, dentro desta dica, é necessário utilizar a estratégia citada anteriormente: coerência em mídias digitais. Assim, você passa uma maior credibilidade para o público e, consequentemente, capta um maior número de interessados no seu produto.

Estudar o nicho e o público-alvo

Para que um empreendimento vá para frente, é necessário que haja um público, correto? É exatamente por isso que, antes de anunciar qualquer produto ou começar a trabalhar em ferramentas de Marketing Digital, você precisa saber com quem está lidando. É por meio de uma pesquisa aprofundada sobre o público-alvo que será possível fazer um filtro de conteúdo e programar o que deverá ser postado para adquirir mais interessados.

Algumas características relevantes são:

  • Idade
  • Gênero
  • Interesses/preferências
  • Expectativas
  • Preocupações
  • Comportamento

Fazendo uma filtragem com todos os itens supracitados, você conseguirá obter um maior alcance nas suas postagens para o público.

Outro ponto muito importante que precisa ser revisado é o nicho. Ele nada mais é do que uma parcela pouco explorada pelas empresas e que podem se encaixar como uma espécie de “subtópico”, uma variante oferecida por você.

Quando você entra no mercado como mais uma marca “generalista”, uma grande oportunidade poderá ser perdida e, por consequência, é bem provável que sua empresa acabe sendo “engolida” pelas maiores. Encontrar um nicho significa se especializar em determinada categoria e oferecê-la de modo atrativo para os clientes. Em palavras populares, “saber vender o seu peixe”.

Ferramentas que podem ser úteis

Como começar no Marketing Digital

Antes de mais nada, é válido ressaltar que para uma melhor assessoria, o interessante é procurar um serviço especializado em Marketing Digital, como a Atena, por exemplo. É por meio de agências que profissionais especializados no assunto ficarão responsáveis por divulgação, criação de conteúdos e otimização das suas plataformas.

De toda a maneira, você também pode recorrer à tecnologia para impulsionar o seu negócio! Algumas delas são:

  • Google Analytics: mais recomendado para analisar o tráfego de um site em específico, ajudando com a organização e indicando quais pontos otimizar em seu domínio.
  • Google Search Console: muito utilizado para aumentar a visibilidade dos sites, ofertando análises interessantes para melhorar pontos que necessitam de maior atenção.
  • Trello: utilizado para organizar projetos em quadros, facilitando o processo de execução de tarefas de uma equipe e evitando que propostas se percam no meio do caminho.
  • WordPress: sistema utilizado para administrar sites, blogs, lojas virtuais e outros conteúdos da web. Por meio dele, você pode otimizar o seu negócio e expandir as visualizações.
  • MLabs: plataforma pela qual é possível gerenciar diversas redes sociais, ideais para quem tem um negócio que interage de modo mais direto com o público.
  • Canva: ideal para a criação de designs, logomarcas e, até mesmo, cartões de visita para a sua empresa.
  • RD Station: a plataforma reúne as mais diversas ferramentas de Marketing Digital em um único local, permitindo uma maior produtividade.
  • Hootsuite: programa pelo qual você pode gerenciar postagens e programá-las, facilitando a organização do negócio.

O poder de um site e do Google

Como começar no Marketing Digital

Como bem sabemos, o Google é a maior plataforma de busca de todo o mundo e, por isso, estar bem posicionado em suas pesquisas é um grande passo para uma empresa. Quando você tem um site, oferece aos seus clientes uma maneira de ter todo o conteúdo de modo organizado e prático.

Além disso, o website é uma maneira de demonstrar domínio acerca do assunto, pois transmite certa notoriedade. É por meio dele que sua empresa terá a oportunidade de mostrar a que veio, quais serviços oferece e como pode ser útil para o público. Com uma boa base, será possível chegar ao topo. Para saber mais sobre a importância de um website, leia esse texto aqui, escrito pela nossa diretora Andressa Vieira, no nosso blog.

Conseguir otimizar o seu conteúdo pode não parecer uma tarefa fácil, mas é nos pequenos detalhes que encontramos grandes resultados. Agora que você já sabe um pouco mais sobre como começar no Marketing Digital, o que está esperando para dar o primeiro passo?

Ainda tem alguma dúvida? A Atena Marketing é a resposta! Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Ana Luiza Lisboa
Ana Luiza é estagiária em produção de conteúdo na Atena. Atualmente, cursa Letras (Língua Portuguesa), é escritora independente de ficção e faz pesquisas na área de Linguística Cognitiva.
Thainá é estudante de publicidade e propaganda na UFRN, nascida em terras potiguares no dia do nordestino. Hoje está formando o time da Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia. Libriana indecisa, de sorriso fácil e cachos no cabelo, acredita que a comunicação é um passo para dar visibilidade e inspirar pessoas.
Maisa é espontaneidade, é arte de museu e poesia de muro. Apreciadora de podcast, Taylor Swift e Clarice Lispector, tem descoberto mais sobre o amor ao ler Bell Hooks. Na procura do seu sonho e fugindo do sol do Piauí (como costuma dizer) veio, não ironicamente, parar na cidade do sol. Hoje, estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, está na Atena como Estagiária no time de Gestão e Estratégia.

Caicoense, mãe de uma menina, graduada em Comunicação e Marketing. Atua na Atena como Gestora de Projetos e Consultora. Nas horas vagas, estuda a doutrina espírita, assuntos do mundo da ufologia e atua em um projeto social que teve iniciativa desde 2020  (Instagram @mamaesquedoam).

Estudante de Publicidade e Propaganda na UFRN, Sabrina faz parte do time de Gestão e Estratégia na Atena. Amante das artes e da dança desde pequena, hoje alia sua criatividade e ensinamentos da dança à área comunicação social com profissionalismo e entusiasmo. Para além do trabalho, ela enxerga a comunicação como algo essencial ao ser humano e leva consigo o desejo de impactar o mundo através dos ideais em que acredita.
Formada em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O meu trabalho é voltado para o mercado editorial, criação, aplicação e desenvolvimento de marcas, e mídias sociais.
Estudante de Audiovisual, Ricardo é estagiário de conteúdo. Interessadíssimo em dramaturgia para telas, se pudesse, passaria boa parte do seu dia a frente de uma TV assistindo novelas e séries ou indo a uma sala de cinema para ver filmes. Tem participado do fomento ao audiovisual potiguar, passando por experiências nas áreas de roteiro, direção e produção.
É graduada em Comunicação Social Jornalismo e mestra em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN. Possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Tem experiência como repórter, assessora de comunicação e hoje atua como Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena. No Instagram, atende por @larimouraa
Kevin é produtor de conteúdo audiovisual na Atena. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UnP, atua no mercado publicitário potiguar desde 2011, quando iniciou sua carreira como social media e diretor de arte. Hoje, dedica-se à sua paixão pela fotografia e criação de vídeos
Amante de todas as artes, é estudante de Design Gráfico na UNP. Já passou pela pintura, teatro, dança entre outros e se encontrou no design onde ela pode expressar a arte de forma mais tecnológica.
Criador de conteúdo na Atena, Eduardo é estudante de Jornalismo na UFRN. Grande admirador das diversas expressões artísticas, ele se aventura na arte da fotografia e escreve textos, poemas e músicas. Os seus hobbies favoritos é ler livros e ouvir e analisar álbuns musicais.

Estudante de Design na UFRN, Eduarda faz parte do time de Criação de Artes na Atena. Ela também ama fazer pinturas, desenhos realistas e artísticos, esculturas e fotografia, buscando sempre deixar um pouco da sua personalidade nos seus trabalhos e artes.

Nascida em Macau, no interior do RN, Cecília é graduanda em Jornalismo na UFRN. Na Atena, é redatora e criadora de conteúdo, já na sua versão mais artística, compartilha artes manuais no seu perfil do Instagram: @espacocecissol. Ela acredita que a escrita e arte transformam vidas, e fala isso por experiência própria.

Carol é desenvolvedora front-end nascida em Osasco SP, apaixonada por tecnologia, se formou em redes de computadores e acredita que a tecnologia é um direito de todos e quer mudar o mundo através da tecnologia.

Estudante de Jornalismo na UFRN, paraibana e entusiasta de esportes. Seu passatempo favorito é ler, e a astronomia é uma das coisas que mais a fascina. Acredita na comunicação como forma de ferramenta social.

Designer durante o dia e artista no tempo livre, Asafe é natural de Feira de Santana – BA e desde pequeno sempre gostou de criar coisas. Faz parte do time de criação de artes da Atena e ama ilustração e 3D, mas secretamente tem uma grande paixão por música.

Oi, me chamo Breno. Sou apaixonado pelo mundo do design e da tecnologia. Adoro experimentar coisas novas e aprender com elas.

Alvaro Hendrick é redator e criador de conteúdo na Atena. Formado em Publicidade e Propaganda, ele também é escritor e tem alguns trabalhos publicados na Amazon. Ele também produz um podcast chamado “É Sobre Isto Podcast”, disponível em todas as plataformas de streaming.
Gestora de Relacionamento e de Customer Success da Atena, Mayse Araújo atua na área de Comunicação desde 2007, e nas áreas Comercial e Financeira desde 2013. É formada em Jornalismo, e atualmente cursa Economia na UFRN. É entusiasta do Marketing Digital e de Conteúdo, estudiosa do Feminismo e acredita na seguinte máxima: se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
Sócia-diretora, e também gestora de recursos e finanças da Atena, Melissa Zanin tem uma identidade (nada) secreta de atriz e produtora. Com sangue mineiro, adora ir ao teatro, cinema, é estudante de filosofia e adora ler sobre assuntos extraterrenos (não ria). Por aqui, é também conhecida como “a mulher do dinheiro”.
Diretora da Atena, Andressa atua como jornalista e gestora de Marketing Digital desde 2011, já tendo passado pelos setores público, privado e terceiro setor, com experiência na gestão de comunicação em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Direito (UFRN), pós graduada em Cinema (UFRN), e possui MBA em Marketing Estratégico (UNI-RN) e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios (PUCRS).

Jornalismo digital

Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?

Jornalismo e crítica cultural

Gestão do tempo e organização

Como tirar o seu projeto do papel

Marketing para projetos culturais

Divulgação de projetos

Escrita para Web

Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores