Branding Digital: A estratégia da “Responsabilidade Social” durante a pandemia do novo coronavírus.

A comunicação social passou por grandes mudanças devido à pandemia do novo COVID-19 que pegou todo mundo de surpresa. Muitos projetos, campanhas e lançamentos foram adiados pois o momento não era propício para incentivar a venda e o consumo.

Os consumidores estão, antes de tudo, preocupados em superar a quarentena. Eles querem que suas vidas voltem ao normal, que possam sair para trabalhar, rever os amigos, abraçar a família, curtir o final de semana em um restaurante ou barzinho. O isolamento social exigiu mudanças na nosso comportamento assim como no comportamento das marcas na sociedade.

Mas e agora? Como devo trabalhar a comunicação da minha marca? 

Os próximos passos são bem claros: escutar a opinião dos consumidores e analisar as estratégias que melhor conversam com a sua empresa. A responsabilidade social agora estará mais presente do que nunca na comunicação, pois o momento é de ajudar a sociedade a superar o novo coronavírus. A marca precisa se posicionar a respeito disso para ganhar a confiança do cliente que foi abalada.

De acordo com o estudo da Kantar (2020), 80% das marcas devem comunicar esforços diante à crise do COVID-19. A pesquisa ainda mostra que a população quer que as marcas sirvam de exemplo para guiar a mudança e que ajudem o dia a dia do seu público-alvo durante o isolamento social.

Dessa forma, durante a pandemia temos a oportunidade de sermos mais estratégicos, de analisarmos todo o planejamento e cronograma para que o conteúdo trabalhado seja coerente com a realidade. Por isso, muitas marcas estão comprometidas em utilizar toda a sua força na contribuição ao combate da doença e estão voltando a sua comunicação para as estratégias de responsabilidade social.

Como diz o João Levi, “criar nesse momento exige humanidade”. Antes mesmo da pandemia, nós percebemos uma mudança no discurso publicitário: a própria publicidade passou a representar valores, crenças e atitudes que são postos em práticas na sociedade. Por isso, cada vez mais vemos campanhas com vertentes feministas, sustentáveis, pet friendly e com valores solidários. Esses “conceitos” se tornaram estratégias de marketing para gerar identificação do consumidor com a marca e, consequentemente, a venda.

Aquela comunicação bonita, mas sem propósito, que carrega em si uma mensagem vazia, não consegue mais se relacionar com o consumidor. O novo papel das marcas tem a função de colocar as suas vozes para além de signos que identificam seus serviços e produtos, mas também como “conceitos” úteis e palpáveis.

A comunicação da sua empresa tem que ser dinâmica e coerente com o cenário social atual, para que consiga atender as necessidades e desejos do consumidor e, claro, abraçar as suas causas.

Qual é a sua opinião sobre a publicidade nesse momento? Como se portar diante de uma situação tão estranha para a nossa geração? Como gerar identificação e mostrar que “estamos todos no mesmo barco”? Queremos saber a sua opinião.

Ficou com dúvidas? Marketing digital é a resposta! Entre em contato com a Atena e saiba mais! (84) 2040-1855 ou no Instagram: @atena.marketing ⚔️

Sobre o autor: Amanda Lai Lee

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo digital
Sou pesquisador – Qual o caminho para divulgar o meu projeto acadêmico?
Jornalismo e crítica cultural
Gestão do tempo e organização
Como tirar o seu projeto do papel
Marketing para projetos culturais
Divulgação de projetos
Escrita para Web
Gestão de marketing pessoal para profissionais liberais

Gestão de marketing pessoal para arquitetos

Gestão de marketing pessoal para médicos

Gestão de marketing pessoal para advogados

Introdução à gestão de marketing para empreendedores